Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Novembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Saída das Coroas e Pendões anuncia Festa dos Tabuleiros (C/FOTOGALERIA)

Em Tomar, no domingo de Páscoa, cumpriu-se a tradição com a primeira saída de Coroas e Pendões percorrendo as ruas da cidade e anunciando ao povo a Festa dos Tabuleiros deste ano. O cortejo percorreu algumas das artérias que vão ser palco do grande Cortejo de 7 de julho, com centenas de pessoas nas ruas, nas janelas e nas varandas das habitações, tendo começado na igreja da Misericórdia de Tomar, ao som de foguetes e de música.

- Publicidade -

O cortejo seguiu pela Levada e dirigiu-se para a igreja de S. João Batista onde foi celebrada a missa, integrando as 16 freguesias do município, com as suas próprias Coroas e Pendões, e membros da comissão central da festa, individualidades e a população em geral.

A Festa dos Tabuleiros decorre em Tomar de 29 de junho a 8 de julho. O cortejo principal decorre no dia 7 de julho e o cortejo das crianças no dia 30 de junho.

- Publicidade -

Os tabuleiros da festa de Tomar, únicos com esta forma nas tradicionais festas do Espírito Santo que se realizam um pouco por todo o país, têm na base um cesto de verga que é enfeitado com um pano bordado ou em renda.

No cesto são espetadas cinco ou seis canas, dependendo da altura da rapariga que o vai transportar, que levam cinco ou seis pães (no total têm de ser obrigatoriamente 30), numa estrutura que é enfeitada com coloridas flores (papoilas e espigas são obrigatórias) e encimada com uma coroa que leva uma pomba branca ou a cruz da Ordem de Cristo.

A rapariga traja de branco com uma faixa da cor dominante do tabuleiro que transporta à cabeça (com cerca de 10/11 quilogramas), cor que o rapaz usa também na gravata e na cinta que enfeitam o fato de camisa branca e calça preta.

Festa dos Tabuleiros regressa a Tomar este ano 2019. Foto: DR

Com origem pagã, simbolizando a época das colheitas, a Festa dos Tabuleiros adquiriu caráter religioso na Idade Média, com a Rainha Santa Isabel.

Dada a sua complexidade, a festa realiza-se de quatro em quatro anos, tendo havido apenas uma edição em que o povo decidiu adiar a sua realização por um ano, por coincidir com a Expo 98, evento no qual participou com um cortejo a convite do então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Calendário:

21 de abril (domingo de Páscoa) – 1ª Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo

28 de abril – Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo

12 de maio – Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo

19 de maio – Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo

2 de junho – Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo

9 de junho – Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo

16 de junho – Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo

Programa geral da Festa dos Tabuleiros:

30 de junho (domingo) – Cortejo dos Rapazes (Mata, av. Cândido Madureira, Levada, Corredoura, Praça da República – Bênção -, rua Infantaria 15 e regresso à Mata).

4 de julho (quinta feira) – Inauguração das Ruas Populares Ornamentadas

5 de julho (sexta feira) – Cortejo do Mordomo

6 de julho (sábado) – Cortejos Parciais dos Tabuleiros

6 de julho (sábado) – Exposição dos Tabuleiros na Mata dos Sete Montes

6 de julho (sábado)  – Final dos Jogos Populares

7 de julho (domingo)  – Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo

7 de julho (domingo)  – Grande Cortejo dos Tabuleiros

8 de julho (segunda feira) – Distribuição da Pêza ou Bodo

 

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome