Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Maio 11, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Rui Madeira venceu o “Templários Rally Classic” (C/fotogaleria)

O Motor Clube de Tomar, em parceria com o Automóvel Clube do Centro e Município de Tomar, levou a efeito no passado fim de semana, dias 29 e 30 de março, a terceira edição do “Templários Rally Classic”, um evento desportivo inspirado no conceito “Legend” que reuniu em competição carros e pilotos de rally dos anos 70,80,90 e seguintes.

- Publicidade -

Para sábado estava marcada um tripla passagem pela classificativa de “Porto de Cavaleiros” com 9.540 metros e uma “city stage” desenhada na Alameda Um de Março na cidade de Tomar com 1.750 metros. Esta classificativa urbana foi realizada por duas vezes, já noite dentro, com a presença de muito público.

Na manhã de domingo a classificativa de “Brasões”, com 7.480 metros, foi percorrida por duas vezes.

- Publicidade -

Grande afluência de público. Segurança e disciplina foram nota alta.

Impondo um ritmo diabólico o campeão mundial de Produção de 1995, Rui Madeira, navegado por Nuno Rodrigues da Silva, chegou ao fim da tarde, após as três primeiras Provas Especiais de Classificação, com um pecúlio de 20 segundos de vantagem para os tomarenses Pedro Dias da Silva a fazer dupla com o navegador campeão nacional de TT, Vitor Jesus.

A classificativa noturna e a dupla passagem por “Brasões” não alterou grande coisa e Rui Madeira levou o seu Mitsubishi Lancer EVO IX ao lugar mais alto do pódio.

Pedro Dias da Silva/Vitor Jesus (Peugeot 208 R2)

Grande corrida de Pedro Dias da Silva que a jogar em casa levou o seu Peugeot 208 R2 de tração traseira ao segundo posto, a ” morder os calcanhares” aos vencedores. Ainda retirou uns segundos a Rui Madeira mas o “handicap” das duas rodas motrizes revelou-se inultrapassável. Mas voou baixinho…

Luís Jardim Pereira/João Jardim Pereira (Peugeot 208 R2)

No lugar mais baixo do pódio ficou outro Peugeot 208 R2, o de Luís Jardim Pereira, acompanhado por João Jardim Pereira. Apesar de conduzir um carro idêntico ao de Pedro Dias da Silva nunca apresentou andamento semelhante e o cronómetro quase marcava um minuto para os vencedores. Excelente prestação.

Michael Braun/Ivo Santos (BMW 325)

Se na categoria Sport Rui Madeira não deu hipóteses à concorrência, o vencedor da categoria Open chegou da Áustria. Michael Braun com Ivo Santos no banco do lado direito impôs o seu BMW 325 à concorrência.

Nos lindíssimos Históricos venceram Aníbal Rolo e Luís Cavaleiro em Renault 5 Turbo 2.
Saudosos dos anos loucos das “máquinas voadoras”, os entusiastas dos rallys, não regatearam aplausos aos carros da categoria Legend onde pontificavam verdadeiras réplicas de carros que marcaram os anos dourados das corridas.

Nestes, os vencedores foram José Pereira e Diana Pereira num Subaru Impreza decorado com as cores da 555, onde pontificou, entre outros, o saudoso Colin McRae.

José Pereira/Diana Pereira (Subaru Impreza 555)

-“O Mitsubishi Lancer funcionou como um relógio ao longo do fim de semana assim como a dupla que fiz com o Nuno Rodrigues da Silva! Dedico esta vitória à minha família pelo apoio ao longo de muitos anos, sobretudo no ano que faço 30 anos de carreira e mais 20 de paixão pelo automobilismo! Muito obrigado à organização da prova.”
Palavras de satisfação do vencedor Rui Madeira.

Aníbal Rolo/Luís Cavaleiro (Renault 5 Turbo 2)

Excelente organização do Motor Clube de Tomar, com uma moldura humana invejável e pilotos empenhados em dar espetáculo. Um projeto com “pernas para andar” e com um crescimento sustentado.

CLASSIFICAÇÕES

Geral:
1º- Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva (Mitsubishi Lancer EVO IX)
2º- Pedro Dias da Silva/Vitor Jesus (Peugeot 208 R2)
3º- Luís Jardim Pereira/João Jardim Pereira (Peugeot 208 R2)
4º- Carlos J. Neves/João Reis (Renault Clio Sport 2.0)
5º- Aníbal Rolo/Luís Cavaleiro (Renault 5 Turbo 2)

Categorias:
Sport- Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva (Mitsubishi Lancer EVO IX)
Open- Michael Braun/Ivo Santos (BMW 325)
Históricos- Aníbal Rolo/Luís Cavaleiro (Renault 5 Turbo 2)
Legend- José Pereira/Diana Pereira (Subaru Impreza 555)

FOTOGALERIA:

*Com David Belém Pereira (fotos).

Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome