Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Rua dos Moinhos interdita ao trânsito ao fim-de-semana para revitalizar comércio local

O trânsito passa a ficar interdito na Rua dos Moinhos, entre a Rua de São João e a Rua Dr. Joaquim Jacinto, das 17h00 de sexta-feira às 8h00 de segunda-feira, durante as próximas semanas. Esta é uma medida da autarquia tomarense que entra em vigor esta sexta-feira, dia 20 de agosto, com intuito de revitalizar o comércio local na zona histórica da cidade.

- Publicidade -

Em edital publicado a 17 de agosto, a autarquia dá ainda conta de que também a Rua Pedro Dias terá esta interdição aplicada posteriormente.

Recorde-se que também a Rua Infantaria 15 tem esta interdição aplicada ao fim-de-semana desde o ano passado, tendo a autarca Anabela Freitas dado conta de que o feedback dos comerciantes tem sido positivo. Ali esta medida surgiu para apoiar comerciantes e restaurantes que não têm por onde se expandir. “Tem estado a funcionar bem”, disse a edil.

- Publicidade -

Quanto à Rua dos Moinhos também vai ter, numa primeira fase, encerramento ao trânsito ao fim-de-semana, para permitir que os estabelecimentos possam colocar esplanadas e poderem expandir-se neste período da interdição.

Na reunião de Câmara desta semana, José Delgado, vereador do PSD na CM Tomar, interveio sobre este tema, mas aludindo aos problemas de acessibilidade na Rua Infantaria 15, rua do Cine-Teatro Paraíso.

Rua Infantaria 15, no centro histórico de Tomar, encerra ao trânsito durante o fim-de-semana, reabrindo à segunda-feira, a partir das 8h00. Foto: DR

O vereador referiu tratar-se de um “misto de nada” entre via e passeios, algo “que já vem de há muitos anos”. Referiu o espaço deveria ter mais segurança, nomeadamente para os mais velhos e crianças e que a rua deveria ser pedonal, com exceção de acesso para questões comerciais, cargas e descargas.

Lembrou que aquela rua coloca os restaurantes e cafés “em desvantagem” em relação a outras ruas e defendeu que valia a pena “repensar e devolver o espaço em segurança para lazer e para os comerciantes terem alguma oportunidade de esplanadas e criar uma zona de circulação franca, com extensão da Praça [da República] para uma zona da cidade que tende a crescer”. Por outro lado, José Delgado defende que deve ser feita requalificação daquela via, transformando-a em pedonal e melhorando as acessibilidades, começando por “desmanchar os passeios e pôr tudo ao mesmo nível”.

Sobre a Rua Infantaria 15, a presidente da CM Tomar recordou uma proposta aprovada para transformar essa rua em pedonal e disse que “está previsto no orçamento revisão do projeto para entrar com a introdução de saneamento e a seguir requalificar pavimento”, explicou Anabela Freitas.

“É intenção levar a efeito”, e quando for feita empreitada, será intervencionada a rua para colocar infraestruturas por via subterrânea.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome