Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Romaria de 1900 recriada no centro histórico a 14 de maio

O Conselho Técnico da Federação do Folclore Português da Região do Alto Ribatejo e o Município de Tomar levam a efeito a recriação de uma romaria de 1900 este domingo, 14 de maio, em Tomar.

- Publicidade -

O evento principiou esta manhã com a saída dos romeiros de várias ruas da cidade para o local da romaria, a Praça da República, onde haverá produtos tradicionais. De seguida os romeiros deslocaram-se para a Igreja de São João Baptista, onde decorre a missa, desde as 10h30.

A procissão tem início por volta das 12h00 com o seguinte percurso: Praça da República, Rua de São João, Rua Everard, Rua Serpa Pinto e Praça da República. Durante a tarde haverá leilão das fogaças, tocadores de instrumentos tradicionais, cantadores ao desafio, jogos tradicionais (com a colaboração do Calma – Clube de Actividades de Lazer e Manutenção) e bailarico até às 17h30.

- Publicidade -

Participam nesta recriação os ranchos folclóricos do concelho de Tomar e da região do Alto Ribatejo, o Grupo de Gaiteiros dos Brasões, bem como a Banda Republicana Marcial Nabantina.

O evento tem o apoio da Federação do Folclore Português, do Município de Tomar, da Paróquia de São João Baptista e da União de Freguesias de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais.

Pede-se aos moradores das ruas do percurso da procissão que coloquem colchas nas janelas. A organização convida a população a estar presente para conhecer ou relembrar as vivências do passado.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome