Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Retoma da atividade cultural com cinema e exposições a partir desta semana

As atividades culturais vão ser retomadas em Tomar a partir desta semana, com o cinema a retornar ao Cine-Teatro Paraíso e com exposições a abrirem ao público em diversos espaços da cidade, nomeadamente na Casa dos Cubos e no Complexo Cultural da Levada. Com o desconfinamento, Tomar quer voltar posicionar-se como destino turístico e a oferecer propostas de fruição cultural e patrimonial, aguardando os visitantes com condições de segurança garantidas mediante planos de contingência validados pela DGS.

- Publicidade -

“Não queremos deixar de investir no nosso território como sendo atrativo na área da cultura e do turismo, e portanto, dentro das obrigações que a DGS impõe, vamos começar a programar algumas ações culturais”, referiu, durante a passada reunião de Câmara, a vereadora com os pelouros do Turismo e Cultura, Filipa Fernandes.

Estão já projetadas diversas exposições, cujo arranque decorreu no sábado, no Centro de Estudos em Fotografia (Casa dos Cubos), com o Ciclo de Exposições em Fotografia e Território, com diversos fotógrafos de relevo a nível nacional a serem convidados a expor os seus trabalhos.

- Publicidade -

Centro Cultural da Levada, em Tomar. Fotografia: Arlindo Homem

A 23 de abril tem arranque a exposição do artista tomarense João Costa Rosa, que irá estar patente no Complexo Cultural da Levada.

Também os 20 anos da Tuna Templária do IPT vão estar em exposição, na Casa Vieira Guimarães, com inauguração marcada para o dia 30 de abril.

“A programação vai respeitar todas as regras da DGS, todos os planos de contingência e de segurança, para que possamos continuar a proporcionar momentos de lazer e de arte e cultura aos nossos concidadãos e a quem nos visita”, afirmou Filipa Fernandes.

O Cine-Teatro Paraíso também retoma as programações, com as sessões de cinema a recomeçarem no dia 19 de abril, esta segunda-feira.

“Todo o Cine-Teatro tem um plano de contingência e de segurança aprovado pela DGS. Todas as medidas estão implementadas, quer o distanciamento, quer a desinfeção – inclusive o Município adquiriu, antes do confinamento, uma máquina de desinfeção para espaços indoor, e sempre que termina uma sessão a máquina é acionada para desinfetar todas as cadeiras do cineteatro. Há circuitos próprios, a máscara é de utilização obrigatória, todas as condições estão asseguradas para que possamos retomar a nossa prática cultural de forma faseada e em segurança”, garantiu.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome