Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Rampa instalada nos Paços do Concelho facilita acesso ao Balcão Único

Os tomarenses tiveram, este Natal, uma prenda no sapatinho: foi colocada uma rampa no exterior do edifício dos Paços do Concelho, tornando o edifício – onde funciona o Balcão Único – mais acessível a todos. A infraestrutura foi construída pelos carpinteiros da autarquia e instalada na quinta-feira, 22 de dezembro, colocando fim a uma situação que se arrastava desde sempre e que provocava o desagrado, sobretudo, de quem tem dificuldades de locomoção.

- Publicidade -

Rampa foi construída e instalada pelos serviços da autarquia foto: D.R.

A decisão da autarquia, liderada por Anabela Freitas, foi tomada mesmo contra o parecer da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), dado tratar-se de um edifício classificado. A autarca já tinha avisado anteriormente que o iria fazer, uma vez que muitas vezes os funcionários eram obrigados a atender os munícipes que estavam impedidos de aceder ao Balcão Único (onde se paga a fatura da água, entre outros serviços) no exterior.

- Publicidade -

A Câmara de Tomar chegou a aprovar, a 26 de abril deste ano – numa ocasião que o vereador Rui Serrano (PS) ainda tinha o pelouro do Urbanismo – um projeto de intervenção no edifício dos Paços do Concelho que previa obras e mudanças no mesmo a pensar nas pessoas com mobilidade reduzida. De acordo com o mesmo, o acesso ao Balcão Único passaria a fazer-se pelas traseiras do edifício, incluindo ainda um elevador e casa-de-banho para pessoas deficientes. Uma solução que representaria um encargo para a autarquia superior a 300 mil euros pelo que, para já, foi colocada na gaveta.

Balcão Único já está acessível a todos Foto: mediotejo.net

As duas rampas vão facilitar a vida não só a quem se desloca em cadeira de rodas ou com a ajuda de outro tipo de canadianas ou bengalas, como também a pessoas idosas. De acordo com o apurado, as rampas  vão ficar nos Paços do Concelho de forma permanente, embora possam ser retiradas sempre que for necessário, por exemplo, durante a realização da Festa dos Tabuleiros.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here