O executivo municipal da Câmara de Tomar aprovou na passada reunião de Câmara, no dia 21 de dezembro, uma recomendação dos vereadores do PSD para adesão à campanha nacional contra o desperdício alimentar. “Unidos Contra o Desperdício” é a denominação da campanha nacional que pretende sensibilizar para o desperdício alimentar e encontrar formas de o minorar e que conta no final de dezembro com mais de 1500 particulares e 156 empresas aderentes ao movimento.
“Unidos Contra o Desperdício” é um movimento cívico com intuito de “chamar a atenção para o desperdício alimentar”, “assente em comunicação e informativo” e que nasceu no primeiro dia instituído pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”, 29 de setembro de 2020.
O objetivo é “desenvolver um conjunto de ações ao longo do ano, com o apoio dos seus fundadores, que consciencializem a sociedade para a importância do tema”.
Luís Ramos, vereador do PSD, referiu durante a apresentação da recomendação que este movimento “junta várias entidades ligadas ao setor alimentar, que se propõem desenvolver um programa de ações com vista a pôr fim aos 30 por cento dos alimentos produzidos que acabam no lixo. Conforme refere o manifesto do Movimento, “trata-se de uma realidade que é irracional do ponto de vista económico e injusta do ponto de vista social e ambiental. Tem tudo a ver com sustentabilidade no seu sentido verdadeiro”.
Com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Luís Ramos referiu que o movimento “regista a adesão de um cada vez maior número de municípios. Porque é um tema que está na ordem do dia e estando nós num contexto em que muitas famílias precisam de ajuda, a bancada do PSD recomenda que o Município de Tomar adira também a este projeto que visa «chamar a atenção, consciencializar e mudar atitudes»”.