O Agrupamento de Escolas Templários vai coordenar o novo projeto de criação da Escola de Segunda Oportunidade, contando com parceria da Câmara Municipal de Tomar, Centro de Integração e Reabilitação de Tomar e da Santa Casa da Misericórdia de Tomar. Esta iniciativa pretende “dar resposta a um número significativo de alunas e alunos que abandonam a escola sem concluir a escolaridade obrigatória”. Este projeto é o primeiro a avançar no país estabelecido ao abrigo do programa de intervenção “Segunda Oportunidade” junto dos jovens.
A Escola de Segunda Oportunidade que irá nascer em Tomar acontece ao abrigo do disposto no Despacho n.º 6954/2019, que “estabelece as linhas orientadoras que presidem a um programa de intervenção junto de jovens que abandonaram o sistema educativo e em risco de exclusão social, denominado «Segunda Oportunidade»”.
Após assinatura de um protocolo de cooperação para a criação da Escola de Segunda Oportunidade, o mesmo é enviado para a DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, entidade também parceira que assinará posteriormente.
Conforme a primeira cláusula do protocolo “o mesmo estabelece o compromisso de conceber e desenvolver, em parceira e permanente articulação, um programa de intervenção junto de jovens que abandonaram o sistema educativo e em risco de exclusão social, abreviadamente designado por Programa 2O de Tomar”, pode ler-se em informação da autarquia.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.