Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Projecto “Go Europe!” para uma Europa mais unida passou pela região

Imagine-se a percorrer durante um ano, a pé ou de bicicleta, vários países da Europa contando apenas com um conjunto de parcerias ou a boa-vontade de quem encontra pelo caminho. Pois é isso mesmo que uma família alemã está a fazer, desde a passada semana, no âmbito do projecto “Go Europe!” com vista a uma Europa mais unida e angariar fundos para construir um centro de encontros europeu na Estónia. A ideia passa atingir os 5.000 quilómetros, tendo como destino final Tallin, a capital da Estónia, onde esperam chegar no dia 28 de outubro de 2018.

- Publicidade -

Karsten Witt e o filho Jakob Sonnenholzer explicaram o projecto no Amor Lusitano em Tomar Foto: mediotejo.net

Uma semana após o início desta aventura – que começou em Lisboa a 2 de novembro – Karsten Witt, engenheiro civil e psicólogo desportivo de 76 anos, acompanhado pelo filho Jakob chegou a Tomar nesta quinta-feira, 9 de novembro, sendo acolhidos no hostel 2300 Thomar, ficando uma noite na cidade templária. O restaurante “Casa das Ratas” e os TukLovers também apoiaram este grupo de caminheiros.

- Publicidade -

“Eu criei o projeto Go Europe! no início do ano passado”, conta  Karsten Witt, referindo que está relacionado com a sua experiência de vida uma vez que chegou a trabalhar um ano na capital portuguesa como professor de matemática e física numa escola, no âmbito do projeto COMENIUS. Quando esteve na capital estónia e encontrou a prisão de Patarei (edifício que hoje em dia está abandonado) teve a ideia de fazer lá um centro europeu.

“Lisboa é uma janela para o Ocidente. Tallin é uma janela para o Leste. Vamos fazer 5 mil Km, sem fronteiras, em liberdade e em paz. Mostrar que nós temos que cooperar de pessoa para pessoa nos vários países”, avançou ao lado do filho mais novo, Jakob, de 25 anos, que está a acabar o curso de Estudos Europeus em Passau, no estado da Baviera e já tinha pensado fazer uma viagem deste género.

O grupo de caminheiros com Sónia Pais e Luis Sousa Bibi, empresários tomarenses que aceitaram ser parceiros deste projecto Foto: mediotejo.net

O encontro com os jornalistas da região decorreu no espaço de outro parceiro, no “Amor Lusitano” onde Karsten Witt explicou o seu projeto. Um dos objectivos, referiu, passa por provar que existe solidariedade entre os povos e que o mais importante é as pessoas falarem e conectarem-se entre si.

“Tinha a possibilidade de escolher entre Fátima e Tomar mas após uma pesquisa na internet e de ver algumas fotografias decidi escolher esta última cidade”, contou Karsten Witt ao mediotejo.net. Nos últimos dias deixaram para trás Santarém, Golegã, Constância. Depois de Tomar, seguiram para Abrantes.

O destino desta família de caminheiros é Tallin, a capital da Estónia, onde esperam chegar a 28 de outubro de 2018. Na foto, Jakob Sonnenholzer Foto: mediotejo.net

Ao longo desta jornada, a que se podem juntar outras pessoas, esperam ir angariando apoios e dinheiro para conseguir criar na fortaleza-prisão de Patarei (atualmente abandonada), na Estónia, um centro de encontros europeu. “Queremos que esta jornada sirva para mostrar que com uma Europa unida todos temos a ganhar”, disse, acrescentando que para embarcar nesta aventura bastou ter duas pernas, dois braços e um sonho para concretizar.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome