Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Presidente da Câmara orgulhosa de alunos que participaram em projecto de turismo cultural

Alunos do Ensino Secundário que participaram em projecto turístico atenderam uma média de 40 turistas por dia, revelou Eduardo Mendes, coordenador do projecto.

- Publicidade -

Os alunos do ensino secundário que participaram no projecto “Turismo Cultural em Férias”,  atendendo os muitos turistas que visitaram a cidade de Tomar neste verão, receberam na terça-feira, 5 de dezembro, o seu diploma de participação. Como recompensa, o município decidiu oferecer uma entrada a todos para o próximo Festival “Bons Sons”, surpresa que foi recebida pelos alunos com muito entusiasmo.

A iniciativa foi dinamizada pelo Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria de Tomar, sob coordenação do professor Eduardo Mendes e da adjunta da direcção Ana Célia Costa, contando ainda com o envolvimento do Convento de Cristo.

- Publicidade -

A presidente da autarquia, Anabela Freitas, mostrou-se orgulhosa pelo envolvimento dos alunos neste projecto. Os 18 alunos envolvidos trocaram o seu período de férias pelo tempo em que estiveram num balcão de atendimento turístico para prestar informações em Português e Inglês, facultando também aos visitantes diverso material de divulgação e informação em várias línguas.

“Abdicaram do vosso tempo de férias para dar tempo à cidade e o feddback que tivemos foi fantástico. Estão de parabéns”, disse a autarca, considerando que este é um projecto que deve ter continuidade nos próximos anos, quer na cidade quer no Convento. Anabela Freitas agradeceu ainda aos professores que se empenharam neste projecto considerando que o seu envolvimento foi crucial para o êxito da iniciativa.

Anabela Freitas, presidente da autarquia, congratulou todos os que se envolveram nesta iniciativa Foto: mediotejo.net

Álvaro Barbosa, representante do Convento de Cristo, felicitou os alunos pela “insistência e persistência” dos alunos em conhecer a história da região. “Nunca pudemos esquecer que toda a região está ligada à vida do Convento. É um verdadeiro ato cívico o fato de se interessarem pela história local mas, sobretudo, perceberem que há uma ligação muito intima entre a cidade de Tomar e aquele património”, disse.

Maria Celeste Sousa, directora do Agrupamento Nuno de Santa Maria, considera que os alunos aprendem muito ao participarem neste tipo de projectos Foto: mediotejo.net

A directora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Maria Celeste Sousa, agradeceu à Câmara de Tomar e ao Convento de Cristo terem aberto as portas e acarinhado este projecto.

“É a prova de que estas duas grandes entidades reconhecem o nosso valor e trabalho. Sabem que podemos ser úteis. Isso para mim é uma grande honra porque a tendência da escola, em geral, é fechar-se entre portas mas nós também somos responsáveis pelo desenvolvimento da cidade onde estamos”, disse, agradecendo o empenho do professor Eduardo Mendes e Ana Célia, adjunta da direcção.

“Este é um projecto que gosto muito e onde acho que os alunos aprendem imenso”, disse.

Alunos receberam diploma de participação e ainda uma surpresa: uma entrada grátis para o próximo Festival Bons Sons Foto: mediotejo.net

Eduardo Mendes agradeceu aos alunos e a colaboração da professora Ana Célia, sem a qual não teria sido possível operacionalizar o projecto, mas a palavra final de agradecimento foi para os alunos, “a alma” do projecto.

“Espero que tenha sido muito gratificante para vocês participarem. Mantiveram o balcão aberto mais de um mês seguido. Começámos a 25 de julho até 31 de agosto. Durante esse período de tempo atenderam, diariamente, uma média de 40 turistas, não falando daquele dia alucinante que receberam 130 turistas no mesmo dia”, recordou.

O Turismo Cultural em Férias, resultante da parceria entre o Município de Tomar, o Convento de Cristo e o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, no âmbito do projeto mais amplo Tomar Terra Templária, disponibilizou um serviço de informações turísticas e visitas gratuitas pelas principais ruas e monumentos do centro histórico, numa viagem pela História de Tomar, desde a ocupação romana ao início do Séc. XX.

Este ano, os alunos estiveram no Convento de Cristo e ainda com uma banca de informações junto à Rua Serpa Pinto (Corredoura), atendendo ainda os muitos visitantes que se deslocaram a Tomar, no âmbito do Festival das Estátuas Vivas.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome