Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar: Os romeiros regressam à cidade este domingo

A cidade de Tomar vai ser palco da recriação histórica de uma romaria do início do século XX este domingo, dia 4. A iniciativa dura o dia inteiro e inclui cerimónias religiosas, bênção e leilão de fogaças, jogos tradicionais e música.

- Publicidade -

Os romeiros regressam a Tomar este domingo na iniciativa organizada pela Federação do Folclore Português que pretende recriar uma tradição do início do século XX. O ponto de encontro é a Praça da República, às 10h00, seguindo-se uma missa na Igreja de S. João Baptista, meia-hora depois, e uma procissão pelas ruas da cidade, marcada para o meio-dia.

Depois de percorrerem a Rua Serpa Pinto, Avenida Marquês de Tomar, Jardim do Mouchão, Avenida Marquês de Tomar, Rua Silva Magalhães, os participantes regressam à Praça da República, onde se realiza a bênção das fogaças que mais tarde serão acompanhadas pela Banda Republicana Marcial Nabantina e leiloadas.

- Publicidade -

Uma vez comido o farnel, a tarde é dedicada aos jogos tradicionais e animada por tocadores de instrumentos tradicionais e cantadores ao desafio que dão o mote para o bailarico das 16h00.

A recriação histórica chegou a estar agendada para o passado dia 8 de maio, mas foi adiada devido às condições climatéricas.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome