- Publicidade -

Sábado, Dezembro 4, 2021
- Publicidade -

Tomar | Orquestra Sinfónica e Marta Menezes assinalam 250 anos do nascimento de Beethoven

As celebrações dos 250 anos do nascimento de Beethoven estendem-se a diversos países, dada a sua importância na História da música. A premiada pianista Marta Menezes criou o projeto “5 Encores para Beethoven” e irá integrar o concerto da Orquestra Sinfónica de Thomar, a decorrer no dia 1 de março, durante as comemorações do Dia da Cidade e assinalando assim, ao mesmo tempo, a efeméride do nascimento do compositor. O concerto terá lugar no Cine-Teatro Paraíso, pelas 18h00. A entrada é gratuita.

- Publicidade -

Esta é uma iniciativa com apoio da Canto Firme e do Município de Tomar. Será um concerto inteiramente dedicado a Beethoven, com a direção musical de Simão Francisco, que conta com a pianista Marta Menezes como convidada, na apresentação no Concerto Nº1 para Piano e Orquestra.

A pianista será a solista convidada da Orquestra Sinfónica de Thomar no concerto comemorativo do Dia da Cidade, organizado pela Canto Firme e Município. Foto: OST

- Publicidade -

Em comunicado, a pianista refere que se “pretende estabelecer uma ponte com o momento presente e com a música quotidiana, celebrando a música com a criação de nova música, divulgando o trabalho de compositores portugueses, e ao mesmo tempo, partilhando a obra do grande Mestre”.

“5 Encores para Beethoven” trata-se de cinco novas composições para piano escritas para esta ocasião, pelos compositores Nuno da Rocha, Tiago Cabrita, Luís Soldado, Gonçalo Gato e Tiago Derriça.

Cada uma destas obras é interpretada como um “encore” a cada um dos cinco Concertos para Piano e Orquestra de Beethoven, apresentados ao longo do ano de 2020, em várias cidades. Tomar, Idanha-a-Nova, Mealhada e Alcanena vão acolher os concertos que se seguem, depois de já ter passado por Viana do Castelo, Torres Novas e Lisboa.

A pianista Marta Menezes foi vencedora do Concurso Beethoven no Royal College of Music em Londres e premiada nos Estados Unidos pelo seu CD com obras de Beethoven e
Lopes-Graça. Apresenta-se regularmente em recital, tendo atuado em diversos países da Europa, nos Estados Unidos, em Cabo Verde e na China.

Recebeu em 2014 a “Medalha de Prata de Valor e Distinção” pelo seu percurso
enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Tem desenvolvido vários projetos dedicados à música portuguesa, tendo o mais recente sido a série de recitais que realizou de homenagem a Vianna da Motta, em 2018/2019.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome