Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Novo estacionamento junto à CP vai custar cerca de 180 mil euros

A Câmara Municipal já está a avançar com a construção da nova bolsa de estacionamento da cidade, situado junto à estação de comboios de Tomar e com entrada e saída na Avenida António da Fonseca Simões. Na reunião de Câmara de dia 11 foram aprovados os trabalhos a realizar bem como os orçamentos, sendo que a obra terá um investimento global por parte do município de 180 mil euros. O novo parque gratuito acrescentará 336 lugares àquela zona da cidade, fazendo face aos constrangimentos de estacionamento nomeadamente pelas obras a decorrer na Várzea Grande, local onde todos estacionavam.

- Publicidade -

As obras de construção do novo parque de estacionamento da cidade iniciaram no final de abril, com os trabalhos de desmontagem e remoção de linhas férreas desativadas. Recorde-se que a Câmara Municipal de Tomar celebrou um acordo com a Infraestruturas de Portugal no sentido de instalar uma bolsa de estacionamento de 336 lugares para viaturas ligeiras, em terreno adjacente à estação ferroviária, paralelo à Avenida António da Fonseca Simões.

Na reunião de Câmara de 11 de maio o executivo municipal aprovou os trabalhos a realizar para construção do parque de estacionamento em terreno adjacente à estação de comboios de Tomar, propriedade da Infraestruturas de Portugal, IP, com o custo de cerca de 180.000,00 euros para o município, em que 110.000,00€ serão trabalhos por administração direta e 70.000,00 por empreitada.

- Publicidade -

Dos 70 mil euros por empreitada, a autarca Anabela Freitas referiu que já foi lançado procedimento para os trabalhos com máquina giratória e movimentação de terras, e o material de drenagem já está adquirido.

“O betuminoso será numa fase posterior. Numa primeira fase, até para ficar bem compactado o piso, não vamos alcatroar”, recordou Anabela Freitas.

Esta bolsa de estacionamento vai ter, segundo a versão final do projeto, 336 lugares, 4 reservados para pessoas com mobilidade reduzida, dois para viaturas da IP e cinco para motociclos.

Numa fase inicial estavam previstos 380 lugares, mas a presidente de Câmara explicou que existe no terreno um património a que chamam redonda [sítio onde as locomotivas viravam], e estaria previsto que seria derrubado e convertido em área de estacionamento, mas a IP não permite que tal aconteça, querendo preservar aquela zona.

Por outro lado, Hugo Cristóvão, vice-presidente da autarquia, disse que irá ficar reservado um espaço, “na zona onde existe um depósito de água para sul e até à chamada rotunda da GNR”, que ficará em stand by para que a IP possa fazer um investimento comercial de grande superfície. “Entendemos que é positivo, esta zona da cidade poderia beneficiar com esse investimento”, defendeu.

Por seu turno, o PSD congratula-se com o avançar da obra, sendo que foi proposta social-democrata a criação de uma bolsa de estacionamento alternativa naquela zona da cidade. José Delgado, vereador do PSD, disse que se trata de “um investimento bastante razoável e equilibrado para o benefício que vai gerar para os cidadãos, para a população de Tomar e quem visita a cidade”.

O protocolo final ainda virá a reunião de Câmara para ser aprovado, estando a ser construído mediante as negociações entre o Município e a empresa.

 

Notícia relacionada:

Tomar | Obras do novo parque de estacionamento junto à CP já arrancaram

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome