- Publicidade -

Sábado, Dezembro 4, 2021
- Publicidade -

Tomar | Novas visitas virtuais permitem conhecer monumentos e espaços museológicos

Tomar, tal como sucedeu noutros concelhos da região, celebrou o Dia Internacional dos Museus com uma iniciativa diferente. A par do contexto de pandemia, que obrigou ao encerramento de espaços culturais e de museus, estes foram convidados a reinventar-se para voltar a atrair o público até si. Assim, em Tomar foi lançada uma nova funcionalidade que não pretende substituir a visita e fruição presencial, mas sim complementar ou aguçar a curiosidade num tempo pré ou pós-visita, dando a conhecer melhor alguns monumentos e espaços museológicos do concelho com recurso a visitas virtuais 3D.

- Publicidade -

Para aceder a visitas em 3D à capela de Santa Iria, à Casa Memória Lopes-Graça, à Central Elétrica, às igrejas de Santa Maria do Olival e de S. João Baptista, ao Núcleo de Arte Contemporânea ou à Sinagoga, devem aceder-se ao novo site dedicado ao turismo tomarense visit-tomar.com, mais concretamente através da ligação https://www.visit-tomar.com/Places/Index/wtd

As vantagens desta nova funcionalidade prendem-se com o facto “de não ter horários, podendo ser exploradas onde e à hora que o público quiser”. 

- Publicidade -

Imagem do site com as experiências virtuais disponíveis. Créditos: visit-tomar.com

Por outro lado, sendo uma experiência virtual “pode ser complementada com vídeos, fotografias e informação bilingue sobre cada um daqueles espaços”, sendo portanto mais abrangente e diversa a informação, e pretendendo o Município tomarense “corresponder às exigências dos diversos públicos, inovando através de novas ferramentas e acompanhando a evolução da tecnologia”.

“Estas visitas não pretendem substituir a experiência real, mas sim despertar a atenção e o interesse para uma visita presencial, servindo ao mesmo tempo para quem pretenda aprofundar o seu conhecimento sobre os espaços museológicos de Tomar”, refere a autarquia em nota enviada à imprensa.

Apresentação conduzida pela vereadora Filipa Fernandes decorreu na manhã de terça-feira, dia 18 de maio, a assinalar o Dia Internacional dos Museus. Foto: CMT

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome