A vinda da iniciativa Camião da Esperança à cidade de Tomar para testagem à covid-19, onde dos 1100 testes disponíveis (incluindo 100 oferecidos pela iniciativa) se fez um total de 889, custou à Câmara Municipal de Tomar 33 mil euros. A presidente da Câmara, Anabela Freitas (PS), referiu tratar-se de uma ação relevante numa altura em que o número de casos escalou e não estavam confinados a lares, estando o vírus a propagar-se na comunidade e sendo, por isso, necessária “testagem em massa”. Por outro lado, tal também serviu para dar mais visibilidade ao concelho com publicidade sem custo extra.
Questionada pela vereadora do PSD, Célia Bonet, na reunião de Câmara pública de dia 9 de dezembro, Anabela Freitas referiu que a autarquia foi contactada pelos responsáveis pela iniciativa que propuseram a vinda deste Camião da Esperança a Tomar. A autarca refere que na altura havia um pico de contágio “espalhado na comunidade”, pelo que o município aceitou entendendo que seria importante “haver uma testagem em massa, dentro do possível, porque o camião vem com 1000 testes mais 100 oferecidos”.
Os testes do Camião da Esperança, segundo Anabela Freitas, são a “preço do mercado”, sendo que em Tomar o custo por cada um dos 889 testes será de cerca de 37 euros cada.
Na iniciativa foram detetados 26 casos positivos, sendo que quatro deram resultados inconclusivos e “foi opção da equipa médica do Camião da Esperança registá-los como positivos; após contra-teste deram negativo”.
“Fomos aos grupos de risco que estavam associados às áreas onde já tínhamos detetado casos, o resto ficou disponível para a população. Para além dos testes, ofereceram um conjunto de 10 mil máscaras FP1, que vão servir para o caso de termos de ajudar alguma instituição e estarão ao dispor da comunidade. O caderno de encargos foi 33 mil euros, é isso que a Câmara vai pagar, uma vez que se estão a desenvolver os procedimentos”, mencionou a autarca.
Anabela Freitas disse ainda, em resposta a Célia Bonet, vereadora do PSD, que “há uma coisa que não se paga, que é a publicidade a Tomar”.
O Camião da Esperança é uma iniciativa solidária promovida pela Unilabs, TVI, Rádio Comercial, Mundipharma Portugal e Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública [ANMSP], Nasamotor, e coordenada pela Globalsport – GSX Portugal.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.