- Publicidade -

Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Tomar | Município integra direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago foi recentemente criada e o município de Tomar é um dos membros da Direção. A nova associação, de carácter cultural e sem fins lucrativos, ficará sediada em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, e a sua ação centra-se na promoção, divulgação, organização e gestão dos Caminhos de Santiago no território nacional.

- Publicidade -

Em comunicado, é sublinhado o objetivo de “delinear e implementar uma estratégia comum em todo o país” que engloba a criação de uma sinalética comum, a par da revitalização e dinamização das “variantes do Caminho Português de Santiago como importantes vias de peregrinação a Compostela”. A salvaguarda e a promoção do “património histórico-cultural e religioso” e o “desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas” são, igualmente, apontados.

Atualmente existem três percursos principais: o Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar e Coimbra até entrar no Porto e seguir para norte, o Caminho da Costa, que parte do Porto e atravessa o Minho até Espanha, e o Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha.

- Publicidade -

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome