- Publicidade -

Sábado, Janeiro 22, 2022
- Publicidade -

Tomar | Município instala novas infraestruturas de apoio na Mata Nacional dos Sete Montes

A Câmara Municipal de Tomar tem realizado trabalhos de beneficiação e conservação da Mata Nacional dos Sete Montes, tendo recentemente procedido instalação de infraestruturas e equipamentos de apoio ao parque infantil e ao parque de merendas. A autarquia releva, no entanto, que a gestão e manutenção da Mata não é “da direta responsabilidade do município”, mas, pela sua ligação à cidade e aos tomarenses, o município tem assumido ações para a conservação daquele património, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), organismo com jurisdição sobre o espaço em causa.

- Publicidade -

O Município procedeu à instalação de um bloco sanitário com acessibilidade a pessoas de mobilidade reduzida, assim como à instalação de um quiosque de apoio a estes equipamentos, permitindo dotar o local de condições de higiene e de usufruto. Tendo sido ainda instalados vários ecopontos no espaço, “reconhecendo a grande procura que o parque infantil e parque de merendas tem no seio da população local e de grupos de excursionistas”, lê-se em nota de imprensa da autarquia.

Foto: CMT

Nos últimos anos o município levou a cabo outras ações, caso da criação do Centro de Interpretação e Sensibilização Ambiental (CISA), as novas instalações sanitárias e o arranjo da ligação pedonal entre a entrada da Mata e o acesso ao Convento de Cristo através da porta da Torre da Condessa, cuja abertura ao público decorreu de forma simbólica no dia 27 de novembro.

- Publicidade -

“Diariamente são efetuadas manutenções e reparações no sentido de salvaguardar o bom estado de conservação e preservação do parque. Não só com este propósito, mas também de vigilância, limpeza e gestão de ocupação, foram alocados mais recursos humanos ao espaço”, pode ler-se na mesma nota.

Na mesma medida, o município refere estar a preparar intervenções futuras, nomeadamente a “renovação da sinalética da Mata e o circuito de manutenção, bem como a renovação do pavimento do parque infantil e colocação de mais equipamentos, particularmente destinados às faixas etárias de 1 a 4 anos”.

Foto: CMT
- Publicidade -

Refira-se que a Mata Nacional dos Sete Montes, antiga cerca conventual, tem uma área de aproximadamente 39 hectares, e está integrada desde 1986 no Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza, hoje, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Trata-se do “pulmão da cidade”, uma vez que alberga no seio da sua exuberante vegetação, inúmeros motivos de atração do visitante, seja pela observação do seu património natural e construído, seja pelas excelentes condições para a prática de atividades desportivas e de lazer.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome