Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar: Mostra da Lampreia de 6 de fevereiro a 6 de março

Durante um mês, o concelho de Tomar torna-se destino obrigatório para os apreciadores de lampreia com a 17ª edição da Mostra Gastronómica da Lampreia.

- Publicidade -

Na edição deste ano, que decorre de 6 de fevereiro a 6 de março, aos fins-de-semana e feriados, são 14 os restaurantes aderentes à Mostra da Lampreia, a que se juntam ainda 12 pastelarias que terão disponível a lampreia de ovos.

Participam os restaurantes Almourol (em Tancos), Bela Vista, Estalagem de Santa Iria, Ginginha, Marisqueira de Tomar, Nabão, Sirius e Tasquinha da Mitas (todos na cidade), Convento do Leitão (no Casal dos Aromas), A Lúria (Portela de S. Pedro), Manjar dos Templários (cruzamento para Castelo do Bode), Mister Grill (Venda Nova), Ninho do Falcão (Quinta do Falcão) e Picadeiro (Alvito). Ao nível da doçaria, as pastelarias (todas em Tomar) são Estrelas de Tomar, os três estabelecimentos da Padaria Rosa, A Rosa – Café dos Artistas, a Legenda Medieval, os dois estabelecimentos Pic-Nic, a Templária e os três estabelecimentos Tropical.

- Publicidade -

Entre os pratos disponíveis, que abarcam todos os momentos da refeição, contam-se entradas de paté de lampreia em cama de cogumelos ou empadas de lampreia; sopas de peixes do rio e de lampreia; lampreia com arroz de cabidela, molhata de lampreia ou lampreia à bordalesa. Nos doces, há lampreias de ovos simples e com misto de fruta, bem como beijinhos de lampreia.

A Mostra da Lampreia é o evento inaugural do ciclo gastronómico anual, no concelho de Tomar, que continua com a mostra de doçaria De Tomar e dos Conventos, em abril, o consagrado Congresso da Sopa, em maio, o reconfortante Todos com o Feijão, o Feijão com Todos, em outubro, e a Mostra do Bacalhau, em novembro.

Para além de uma visita gastronómica, a Cidade Templária oferece ainda, e no decurso da Mostra, o Carnaval da Linhaceira e o de Tomar, as Noites de Jazz 2016 (a começar dia 13 de fevereiro) ou o humor de António Raminhos com “As Marias” (dia 20 de fevereiro).

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome