Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Outubro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Morreu Teresa Vasco, a guardiã da Sinagoga

Faleceu esta quinta-feira, 1 de novembro, Teresa Vasco, que foi zeladora da Sinagoga de Tomar nos últimos 30 anos. Maria Teresa de Jesus Serra Vasco tinha 73 anos e morreu no hospital de Vila Nova de Gaia, vítima de doença prolongada. Foi ela e o marido Luís Vasco (falecido em 2012)  que há 28 anos decidiram tomar conta e reabrir a Sinagoga de Tomar, transformando-a num dos monumentos portugueses mais emblemáticos para a comunidade Judaica e Tomarense.

- Publicidade -

Numa nota publicada na sua página do Facebook esta manhã, o Município de Tomar lamenta o falecimento de Teresa Vasco que durante muitos anos, juntamente com o seu marido Luís Vasco, e após a morte deste, foi o rosto da Sinagoga de Tomar. “Os nossos sentimentos para a família na certeza de que nunca será esquecida por todos os que tiveram o privilégio de privar com ela”, refere a mesma nota.

Teresa Vasco recebeu milhares de visitantes de todo o mundo na Sinagoga de Tomar Foto: D.R.

- Publicidade -

Numa entrevista publicada a 11 de janeiro de 2007, a propósito das obras que se iriam verificar no Templo, Teresa Vasco receava que as obras fossem afetar fortemente o movimento turístico em Tomar. O monumento acabou mesmo por fechar as suas portas, estando uma exposição com parte do seu espólio no Complexo Cultural da Levada. A sua reabertura está prevista para o final deste mês.

O corpo é trasladado nesta sexta feira de Gaia para a casa mortuária de Tomar, devendo o funeral realizar-se na tarde deste sábado ( hora a anunciar) para o cemitério de Marmelais.

 

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome