Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar / Ministro da Saúde no CHMT para articular respostas a vítimas de incêndios e golpes de calor (c/vídeo)

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, deslocou-se no final da manhã deste domingo, 18 de maio, ao Hospital de Tomar, onde esteve reunido de urgência com elementos do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) para articular o modo como as três unidades hospitalares (Abrantes, Tomar e Torres Novas) vão receber eventuais vítimas dos incêndios e ainda utentes que recorrem ao serviço de urgência devido às altas temperaturas que se têm vindo a fazer sentir nos últimos dias.

- Publicidade -

De acordo com o apurado pelo mediotejo.net, o CHMT já recebeu três vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande e ainda várias pessoas, nomeadamente idosos, que não aguentaram o calor que se tem feito sentir e apresentaram dificuldades em respirar.

Ministro da Saúde (à esq.) deslocou-se ao Hospital de Tomar na manhã deste domingo Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

O Governante começou por expressar a solidariedade para com os familiares das vítimas para “uma situação terrível que o país está a viver” e que, infelizmente, ainda não está controlada. Adalberto Campos Fernandes explicou que tem estado a visitar os Hospitais para os quais ocorreram o maior número de vítimas dos incêndios deste sábado, nomeadamente o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra  – para onde foram encaminhados os casos de maior complexidade – mas também o CHMT que teve muita procura durante a noite, nomeadamente por parte de idosos que devido ao calor apresentavam “patologias respiratórias”.

Presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade, esteve reunido com o Ministro da Saúde Foto: mediotejo.net

Adalberto Campos congratulou-se com o grande sentido de responsabilidade dos profissionais, destacando que viu em Coimbra um diretor de cirurgia plástica que veio de Espanha. “Por todo o lado, temos sentido um grande sentimento de coesão e sentimos que o sistema está a responder”, disse.

O Ministro da Saúde realçou que era importante que a Direção Geral de Saúde renovasse hoje ativamente os conselhos para a hidratação e proteção do sol. Terminou com uma nota de tranquilidade para as populações: “O sistema está a funcionar. Na primeira linha estão os bombeiros, a Proteção Civil com grande esforço a combater o fogo. O socorro médico e a presença médica está ativada com a Proteção Civil e com o dispositivo do Serviço Nacional de Saúde.

O que vamos fazer agora é ajudar quem está em sofrimento”. O governante acrescentou ainda que a sua congénere espanhola lhe ligou esta manhã para expressar a sua solidariedade e colocar ao dispor os meios que Espanha tem, quer em tratamento de doentes quer em emergência médica.

As declarações do Governante em video:

Tomar / Ministro da Saúde no Centro Hospitalar do Médio Tejo

Publicado por mediotejo.net em Domingo, 18 de Junho de 2017

 

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome