Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Julho 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar: Livro para crianças mostra história desconhecida de Asseiceira

A Junta de Freguesia de Asseiceira, no concelho de Tomar, em parceria com a Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, no âmbito da Biblioteca de Temas Linhaceirenses, vai lançar o livro “História de Asseiceira em miúdos”, no dia 15 de Maio, no Centro Cultural local.

- Publicidade -

Com este livro, é intenção da Junta de Freguesia de Asseiceira, em Tomar, dar a conhecer às crianças a História do lugar onde se definiu há 182 anos o futuro de Portugal. “Para além dos grandes momentos, o livro que vai ser lançado ajuda também a compreender a formação dos diversos aglomerados populacionais que hoje compõem o seu território”, refere a nota informativa da Junta de Freguesia da Asseiceira.

“Durante mais de quinhentos anos, este foi um pequeno mas autónomo concelho rural”, refere a nota da Junta de Freguesia acrescentando que “a História de Asseiceira, hoje freguesia do concelho de Tomar, está recheada de acontecimentos de relevo mas era praticamente desconhecida da maior parte dos habitantes até há três anos atrás. Um único livro, reunindo textos escritos em 1968 por Amorim Rosa e publicado postumamente em 1986, abordava o assunto, mas era de difícil acesso e nunca teve grande divulgação”.

- Publicidade -

Em março de 2013, foi lançada a Biblioteca de Temas Linhaceirenses, “criada com o intuito de recolher a memória daquela que é atualmente a maior aldeia da freguesia mas era também uma daquelas cujo passado era mais obscuro (Linhaceira)”.

Este projecto publicou o livro “Linhaceira e as suas escolas”, de Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes, onde abordava também de forma então inédita alguns aspetos da História de Asseiceira. E começou então a publicação diária de um blogue (http://bibliotecalinhaceira.blogspot.pt) com documentos que ajudam a reconstituir a História local.

“Com a celebração dos 500 anos do foral novo de D. Manuel e dos 700 do foral de D. Dinis, sob a égide da Junta de Freguesia, aprofundou-se a investigação, foi publicado um conjunto de importantes artigos de jornal da autoria de um dos maiores conhecedores do assunto, José Rafael Sirgado e realizadas diversas iniciativas que valorizaram o património material e imaterial de Asseiceira”, descreve a nota informativa.

Surge agora este livro “História de Asseiceira em miúdos”, de Nuno Garcia Lopes com ilustrações de José Lima e design de Francisco Lopes, que conta a História local especialmente dirigido às crianças da freguesia, “de modo a dar-lhes a conhecer o seu passado e estimular nelas o gosto pela preservação da memória coletiva”.

A cerimónia de lançamento deste livro está agendada para dia 15 de Maio, domingo, pelas 16h, e na segunda-feira, dia 16, terá o seu carácter mais festivo, no dia em que se comemora o aniversário da batalha de Asseiceira, todas as crianças das escolas da freguesia vão ser convidadas para uma manhã lúdica, em que a obra lhes será apresentada e oferecido um exemplar a cada uma delas.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome