Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Setembro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | ‘Literatura no Convento’: um livro de contos resultante da clausura de oito autores locais

O livro “Literatura no Convento”, fruto de um conjunto de vontades de pessoas e entidades, foi apresentado no dia 31 de agosto, no Moinho da Ordem, em Tomar. A obra, onde se cruzam essencialmente contos que têm Tomar e o Convento de Cristo como pano de fundo, vai estar disponível para aquisição, em breve, no Posto de Turismo e na Biblioteca Municipal.

- Publicidade -

À mesa para a apresentação da obra literária esteve o vereador Hugo Cristóvão, o arquiteto Álvaro Barbosa e o engenheiro Horácio Silva, em representação das três entidades que conduziram à realização desta obra: o Município de Tomar, o Convento de Cristo e a Escola Profissional de Tomar, respetivamente. Mas muito se trilhou para chegar a este momento.

Fotografia: Município de Tomar

- Publicidade -

Foi um encontro de autores locais na Biblioteca Municipal de Tomar que despertou em Maria José Pereira, diretora da biblioteca, a ideia de reunir estes escritores no Convento de Cristo em volta da reflexão e do trabalho sobre a escrita.

Foi assim que surgiu a intervenção de Álvaro Barbosa no processo, ao fazer a ponte com o monumento. Com o apoio do município e da DGPC (Direção-Geral do Património Cultural), um grupo de tomarenses ligados às letras viveu assim em 2017 uma experiência sem igual: um fim-de-semana (48 horas) de reclusão no Convento de Cristo.

Nesta experiência, Carlos Paiva, ator, encenador, guionista e escritor de teatro, conduziu igualmente uma performance formativa de storytelling, a qual foi complementanda com visitas temáticas ao monumento, conversas sobre a História, os Templários, e a Ordem de Cristo, a Arte e a Literatura. Na experiência também não faltaram tempos de reflexão, breves leituras de autores escolhidos, troca de ideias e partilha de experiências, numa vivência à margem do mundo exterior.

Fotografia: Município de Tomar

Deste retiro experiencial e literário resultaram oito textos, quase todos dentro da categoria do conto, das autorias de Álvaro Barbosa, Carlos Trincão, Catarina Lino, Maria de Fátima Barbosa, Maria João Baginha, Nuno Garcia Lopes, Sue Amado e Virgílio Saraiva.

Foram depois os alunos do curso de Artes Gráficas da Escola Profissional de Tomar, sob a orientação do professor Luís Ferreira, a dar forma ao livro composto por este conjunto de textos. Ao longo do ano letivo os estudantes criaram várias propostas para a paginação e ilustrações da capa e dos contos, sendo que no final foi escolhida a proposta de Inês Barbosa.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome