Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | “Linhaceira Vintage” assinalou centenário da escola na Linhaceira (c/FOTOGALERIA)

O centenário da abertura da primeira escola na aldeia da Linhaceira, em Tomar, foi assinalado no sábado e domingo, dias 10 e 11 de novembro, com o “Linhaceira Vintage”. A iniciativa consistiu numa recriação histórica, no sábado, e na Feirinha de S. Martinho, no domingo. A “Linhaceira Vintage” acaba por ser o culminar das comemorações do Centenário das Escolas na Linhaceira, iniciativa conjunta da APAEL, Associação Cultural e Recreativa, Junta de Freguesia de Asseiceira e Município de Tomar.

- Publicidade -

O primeiro edifício escolar da localidade de Linhaceira começou a funcionar em 1918, depois de ter sido construído pela população local e oferecido ao Município para esse fim. Como tal, no dia 10, foi descerrada uma lápide evocativa nesse edifício, onde actualmente funciona a extensão de saúde.

Foi esse o instante inaugural da recriação histórica que, centrada no segundo edifício escolar (atual ATL) e zona envolvente, mostrou ao vivo momentos de uma aula de há cem anos e aspetos da vida de então na aldeia. A iniciativa contou com o apoio dos dois ranchos folclóricos da freguesia (Linhaceira e “As Lavadeiras” de Asseiceira), incluiu os tradicionais comes e bebes e um bailarico à antiga, jogos populares e a tradicional Feirinha de S. Martinho, momento de comunhão entre a escola e a comunidade, com o artesanato local, os petiscos e o magusto.

- Publicidade -

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome