Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | IPT realiza Jornadas dedicadas ao Turismo Cultural e Religioso

O Instituto Politécnico de Tomar vai realizar nos próximos dias 15 e 16 de dezembro, a partir das 9h30, no auditório Dr. Júlio das Neves, as 1ªas Jornadas de Turismo subordinadas ao tema “Turismo Cultural e Religioso”.

- Publicidade -

Após a sessão de abertura, no dia 15, o primeiro painel abordará o “Turismo cultural e religioso – desafios para a experiência turística”, com uma intervenção de Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal.

O programa prossegue com um mesa redonda que irá debater “Modelos de Gestão em Turismo e Cultura”. A moderação será de Luis Mota Figueira, diretor do L-Tour (IPT) e participarão Adriana Rodrigues (chefe do Núcleo de Administração Geral do Turismo Centro Portugal), Miguel Pombeiro (secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo) e Fernando Pasquim (chefe de divisão de Turismo da Câmara Municipal de Ourém).

- Publicidade -

Ainda durante a manhã o segundo painel será dedicado ao Caminho de Santiago. A moderar irá estar José Luis Braga (professor no IPT) e participarão Sandra Costa Saldanha (diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja) que irá falar sobre “Património religioso e turístico; articulações e desafios” e Miguel Pereira (investigador pós doutoral da Universidade do Minho) que fará uma intervenção intitulada “Caminho Português de Santiago – o princípio do fim?”

O período da tarde começará às 15h00 com o terceiro painel: “Turismo – Património Cultural e Religioso”, moderado por Eunice Ramos Lopes (professora no IPT) e com a participação de Xosé Santos Solia (professor catedrático na Universidade de Santiago de Compostela) que apresentará um reflexão sobre a “Identificação e marcação do Caminho de Santiago: problemas e soluções – o exemplo de Tomar”. José Luís Sanches, da Associação  de Peregrinos Via Lusitana fará a sua intervenção antes do debate.

O programa do dia 15 termina às 16h10 com uma visita e prática profissional orientada por Ericka Amorim, professora no IPT.

No dia 16 o proragma começa às 10h00 nos lagares d’El Rei, em Tomar, onde terá inicio uma visita técnica turística e cultural coordenada pelo professor José Luís Braga e com a participação de Cecília Rosa (Caminhos da História), Ana Soares (chefe de divisão de Turismo e Cultura da Câmara de Tomar), Eunice Ramos Lopes e dos estudantes do curso TeSP em Produção de Atividades para o Turismo Cultural.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome