Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | IPT lança cursos online de Turismo Sustentável e Introdução à Programação

O Instituto Politécnico de Tomar lançou dois novos cursos online gratuitos em Turismo Sustentável e Introdução à Programação, abertos e acessíveis a todos, em formato MOOC (Massive Open Online Course), dinamizados através do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED.IPT).

- Publicidade -

O curso de Turismo Sustentável está disponível até dia 28 de dezembro e tem uma duração de cerca de 29 horas, “sendo as atividades totalmente assíncronas e permitindo aos interessados aceder aos conteúdos a qualquer hora, em qualquer lugar e ao seu ritmo”, bastando para isso aceder à plataforma NAU, gerida pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em https://www.nau.edu.pt/pt/curso/turismo-sustentavel/

Em comunicado do IPT, a promotora do MOOC, Maria Rita Nunes, refere que este curso “pretende responder às novas exigências do mercado turístico, procurando dar a conhecer alternativas sustentáveis para o desenvolvimento do turismo”.

- Publicidade -

Com mais de 500 inscritos, o MOOC em Turismo sustentável teve colaboração dos docentes em Turismo, Eunice Ramos Lopes e João Tomaz Simões, bem como, dos membros do LIED.IPT, Ana Marta Rodrigues e Hélder Pestana.

Será igualmente lançado um segundo MOOC de Introdução à Programação. Foto: Pixabay

Segundo o IPT, também durante o mês de julho, será lançado o MOOC em Introdução à Programação, com objetivo de “transmitir competências ao nível da resolução de problemas computacionais através de algoritmos, da representação de algoritmos com fluxogramas e pseudocódigos e da produção de aplicações em linguagens de alto nível”. São promotores deste curso António Manso e Paulo Santos, considerando que “estas competências abrem uma nova janela de oportunidades profissionais, numa sociedade cada vez mais digital”.

O MOOC em Introdução à Programação conta já com mais de 1500 inscrições. Terá uma duração aproximada de 128 horas e vai ficar disponível entre 20 de julho e 30 de novembro, Será igualmente gratuito e as atividades são assíncronas.

Os interessados podem inscrever-se em: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/introducao-a-programacao/

Este novo formato de cursos online, os MOOC (Massive Open Online Course), “promovem a democratização do ensino e desempenham um papel importante na requalificação e aprendizagem ao longo da vida”, segundo Célio Gonçalo Marques, diretor do LIED, do IPT.

Deste modo, o Instituto Politécnico de Tomar “reforça ainda mais a sua missão de expansão do acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade”, estando o LIED.IPT  a trabalhar em novos MOOCS para lançamento no futuro, sendo também possível encontrar vários tutoriais em vídeo no canal do YouTube do laboratório.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome