Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Festa Templária evoca tempos da Idade Média de 6 a 9 de julho

Começa esta quinta-feira, 6 de julho,  em Tomar mais uma edição da Festa Templária, um evento que se prolonga até domingo. No cenário histórico e natural que acolheu a sede da Ordem do Templo em Portugal, será feita a recriação do cerco ao castelo em 1190, não faltando o cortejo nocturno.

- Publicidade -

O Programa engloba uma Feira de artesanato alusiva à época, festival de cozinha medieval nos restaurantes locais, petiscos nas tasquinhas, jantar real no Convento de Cristo e visitas culturais. Estão ainda previstas recriações de um acampamento templário, personagens históricas, danças medievais, treino dos homens de armas, ofícios, cenas da vida na taberna e jogos medievais.

O programa cultural da Festa inclui ainda a conferência “Templários – das origens ao terminus”, que terá lugar no Scriptorium do Convento de Cristo, dia 6, das 10 às 17 horas. A iniciativa pretende contribuir para lançar um olhar sobre a Ordem que, durante quase dois séculos, teve um papel decisivo na construção do mundo tal como o conhecemos hoje e integra-se no âmbito da Rede Europeia de Cidades Templárias.

- Publicidade -

A temática escolhida pretende criar uma retrospectiva histórica da influência templária desde a criação e confirmação, com o concílio de Troyes (França, 1129), até à sua derradeira presença em Portugal. Serão oradores Arnaud Baudin (Troyes, França) sobre “La Champagne et l’ordre du Temple: des origines au procès”, Pedro Gomes Barbosa sobre “O processo de Reconquista e consolidação territorial e administrativa na região de Tomar”, Maria Antonia Gancedo López (Ponferrada, Espanha) acerca de “Ponferrada el puente, el Camino de Santiago y los Templarios” e Ernesto Jana sobre “Da Ordem do Templo à Ordem de Cristo: nova instituição ou simples evolução na continuidade?”. Inscrições gratuitas em www.templarios2017.ipt.pt .

A abertura oficial da Festa está marcada para as 18 horas de quinta-feira, dia 6, na Praça da República, seguida de cortejo pelo centro histórico até ao Mouchão Parque, onde têm lugar grande parte das actividades.

Nessa noite, pelas 23 horas, acontecerá a primeira sessão da recriação do cerco ao castelo, que será repetida na sexta à mesma hora (entrada gratuita mas sujeita à lotação do espaço). Sexta em que acontecerá também o jantar real (no Convento, às 20 horas, com bilhetes à venda no Posto de Turismo Municipal: 30 €). No sábado, o principal destaque irá para o cortejo nocturno que sai do castelo às 22 horas.

No Mouchão, a feira de artesanato estará aberta na quinta e na sexta das 18 às 24 horas, sábado das 12 às 24 e domingo das 12 horas às 23 horas. Por seu turno, as tasquinhas estarão abertas na quinta entre as 18 horas e as 24 horas, na sexta das 18 horas às 2 horas da manhã, no sábado do meio-dia às 2 horas da manhã e no domingo do meio-dia às 23 horas.

O festival de cozinha medieval decorre nos restaurantes aderentes, de quinta a domingo. Nas manhãs de sábado e domingo haverá visitas culturais às 10 horas (inscrições até 5 de Julho no Posto de Turismo Municipal: 3 €).

Concurso de fotografia sobre a Festa Templária 2017

Vai decorrer um concurso de fotografia sobre a Festa Templária 2017. Trata-se de uma iniciativa do grupo “Amigos de fotografia de Tomar” com o apoio/colaboração da Câmara Municipal de Tomar. A fotografia é uma forma de expressão, seja feita por amadores ou profissionais.  Neste concurso pretende-se estimular o olhar e a criatividade daqueles que se dedicam a captar imagens quer seja de forma amadora ou profissional. Há prémios para três categorias: Cores; Preto e Branco e Telemóvel, sendo que cada participante pode entregar duas fotos em duas categorias. As fotos serão avaliadas por um júri e, numa fase inicial, através de likes no grupo, sem qualquer referência ao autor. Posteriormente as 10 mais gostadas por categoria serão avaliadas por um júri da CMT, onde escolherá as vencedoras.O envio de fotos pode ser feito através de concursofotografiatomar@gmail.com até 31 de julho. A data de entrega de prémios ainda está por definir bem como a exposição das vencedoras e finalistas.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome