Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | História do Grupo Desportivo Os Zebras do Alvito contada em livro

A obra “A Preto e Branco: Relato do Contexto Político/Social da Fundação, Expansão e Queda do Grupo Desportivo Os Zebras do Alvito” vai ser apresentada ao final da tarde desta sexta-feira, dia 10 de setembro. Da autoria e coordenação de Virgílio Saraiva, um dos fundadores do clube de futebol tomarense, o lançamento do livro ocorre 44 anos depois de ser constituído e numa altura em que alguns antigos membros se encontram a trabalhar na sua reativação.

- Publicidade -

Em nota enviada à imprensa, o autor da obra e coordenador, Virgílio Saraiva, dá conta da colaboração no apoio e revisão redatorial por Manuel A. Gonçalves e prefácio de João Manuel P. Henriques Simões.

“Depois de ter sido anunciado há cerca de um ano, em resultado de algumas informações menos corretas que saíram a público, e dado que era necessário repor a verdade de certos factos e revelá-los de acordo com a realidade: eis que que vai ocorrer finalmente a apresentação do livro”, refere.

- Publicidade -

Foto: DR

Um grupo de antigos membros e pessoas ligadas ao clube está empenhado em fazer renascer  “o carismático clube do concelho de Tomar”, e para tal, nesta obra conta-se “as suas reais origens por quem as conhece, não se ficando apenas por expor o ato da sua fundação, mas apreciá-las no panorama social”.

A apresentação do livro decorre na sala do Moinho da Ordem, no Complexo Cultural da Levada, pelas 18h45, numa iniciativa aberta ao público e que envolve o ORI (Organismo de Reintegração Institucional) do GDZA, que começa assim a trabalhar naquela que deverá ser a reativação deste histórico grupo desportivo.

Os interessados em participar devem acatar as regras de segurança e higiene perante a pandemia de covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara.

O Grupo Desportivo Os Zebras do Alvito foi fundado a 1 de janeiro de 1977, tendo entre os fundadores Virgílio Saraiva (autor do livro agora lançado) e Luiz Henriques, falecido no ano passado.

Convívio que assinalou os 44 anos de fundação do clube, em maio deste ano, na Quinta do Falcão. Foto: Zé Paulo Marques

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome