Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Filme “Fátima” leva Praça da República a viajar um século no tempo

A Praça da República em Tomar foi transformada por estes dias para servir de cenário ao filme “Fátima”, uma película do realizador italiano Marco Pontecorvo que tem como atores principais Harvey Keitel e Sônia Braga. O filme é inspirado no fenómeno religioso ocorrido há 100 anos em Fátima mas gravado em Tomar uma vez que a cidade de Ourém não oferece uma praça com este cenário.

- Publicidade -

O cenário foi preparado para que se recue 100 anos na história. A calçada, por exemplo, foi coberta de areia, as montras, portas e janelas da praça foram tapadas, foram retirados os pináculos, os bancos da praça e a rampa de acesso a deficientes na câmara.

Filmagens em Tomar. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

A estátua de Gualdim Pais, situada no centro desta Praça,  também vai ser tapada. As filmagens passam, além da Praça da República, pela antiga sede do Club Thomarense e pelo café Paraíso, provocando alterações no trânsito nesta zona do centro histórico de Tomar. No filme, os três pastorinhos são representados pelos espanhóis Stephanie Gil, Alejandra Howard e Jorge Lamelas.

As filmagens decorrem até 6 de novembro, pelo que as esplanadas dos cafés da Praça da República vão ser retiradas e os cafés não vão funcionar. Este filme tem um orçamento de seis milhões de euros, sendo que já foram gravadas cenas em Fátima, durante a missa do Papa Francisco, e em Coimbra, em 2017, com passagens ainda por rodar em Sesimbra e Pinhel.

Filme vai contar com a participação de dezenas de figurantes tomarenses Foto: mediotejo.net

“Fátima” é um filme de época, que remete para 1917, altura das aparições em Fátima. Estão previstas filmagens em Mafra e na aldeia de Cidadelhe (Guarda), além de Tomar.

Recorde-se que  o casting para selecionar figurantes para o filme Fátima decorreu, por duas vezes, no cineteatro de Tomar. A produtora Valente Produções precisou de entre 300 a 400 figurantes, dos oito aos 70 anos, homens e mulheres.

Por dia de filmagem, ganha-se a partir de 35 euros. As filmagens vão levar ainda ao  corte de trânsito em algumas ruas do centro histórico.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome