Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Festival de Estátuas Vivas, um evento de sucesso (c/fotogaleria)

O Festival Estátuas Vivas de Tomar recebeu milhares de pessoas no Mouchão Parque e no jardim da Várzea Pequena no pretérito fim de semana, numa edição que contou com a presença e brilhantismo de vários artistas portugueses e internacionais de renome. A sexta edição do festival teve entradas pagas mas a aposta da autarquia foi bem recebida pelos visitantes, que deram um sinal claro de quererem contribuir para a continuidade e sustentabilidade do evento.

- Publicidade -

No sábado, a temática foi “A História contada no feminino” que apresentou algumas das mulheres mais marcantes da História de Portugal, desde D. Teresa a Catarina Eufémia, passando pela Rainha Santa Isabel, Inês de Castro, Maria da Fonte ou D. Antónia “Ferreirinha”, entre 30 artistas recriando 15 momentos da nossa História. Esta viagem no tempo, desde a fundação da nacionalidade até ao século XX, foi enquadrada pela música de cada época.

‘O Beijo’, uma das performances vencedoras. Foto: Luís Ribeiro

- Publicidade -

Novidade foi também o facto de as estátuas de temática histórica se limitarem ao sábado, ficando o domingo reservado ao tema livre, “Estátuas Vivas – Arte na Rua”, contou com as performances de artistas como John Eicke, duas vezes vencedor do World Living Statues, o mais importante dos festivais do género, em Arnhem (Holanda), Helena Reis, vencedora do mesmo festival ou Stella Nutela que aí foi vice-campeã, entre criações originais e outras já vencedoras em Portugal e na Europa.

Festival de Estátuas Vivas é um evento acarinhado por tomarenses e turistas. Foto: Luís Ribeiro

Terminada a sexta edição do Festival Estátuas Vivas, foram estes os vencedores de sábado, com o tema “A História contada no feminino”, e que teve 2674 votantes:

1º Antónia Ferreira, “A Ferreirinha” – 377 votos; 2º Rainha Santa Isabel – 296 votos; 3º Antónia Rodrigues – 277 votos

Vencedores de domingo, tema livre “Estátuas vivas – Arte na rua”, da sexta edição do Festival Estátuas Vivas, a partir dos 3320 votos recebidos:

1º O beijo – 678 votos; 2º Cantor romântico – 506 votos; 3º Cartonnete – 387 votos

*Fotos: Luís Ribeiro

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome