Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Festa Templária traz nova viagem no tempo à essência da cidade

Tomar volta a recuar no tempo com a Festa Templária entre 5 e 8 de julho e, durante os quatro dias, a cidade é invadida por cavaleiros templários, comerciantes, bobos e plebeus. O programa conta também com danças, jogos, recriações históricas, gastronomia e seminários, estando a abertura oficial agendada para as 18h00 desta quinta-feira.

- Publicidade -

Antes disso, às 14h30 do mesmo dia, realiza-se o seminário “A Ordem do Templo e a Defesa Territorial” no Convento de Cristo para debater a importância do papel desempenhado pelos Templários na construção e defesa do que é hoje Portugal. A iniciativa organizada pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT), em conjunto com a Associação de Turismo Miliar Portugal e a Comenda de Tomar/Grande Priorado de Portugal (OSMTH), conta com António Balcão Vicente, João Mais e Miguel Sanches Baena como oradores.

O Convento de Cristo também acolhe o Jantar Real, marcado para as 20h00 do dia 6, que tem lotação limitada e cujos bilhetes, no valor de 30€ por pessoa, podem ser adquiridos no Posto de Turismo Municipal. Após o jantar, decorre a recriação do Cerco que as forças muçulmanas fizeram ao Castelo Templário de Tomar no ano de 1190, sendo que esta recriação se repete no dia seguinte às 23h00.

- Publicidade -

O Cortejo Noturno realiza-se na noite de sábado. Foto: mediotejo.net

Este cerco, que durou seis dias, foi defendido (com sucesso) por cerca de 200 homens chefiados pelo Mestre Gualdim Pais, e foi aqui que se iniciou o entrave ao contra-ataque levado a cabo pelos muçulmanos. No programa estão ainda agendadas visitas culturais, para os dias 7 e 8, ambas às 10h00. As visitas realizam-se com um mínimo de cinco pessoas e estão limitadas ao número de 50 participantes. À semelhança do Jantar Real, também para as visitas, que custam 3€ por pessoa, é necessária inscrição no Posto de Turismo Municipal.

Um Cortejo Noturno, é o que se encontra em agenda para as 22h00 de sábado, dia 7, com as diversas personagens históricas que irão percorrer as ruas do centro de Tomar. Durante os quatros dias da Festa Templária, no que toca à gastronomia, realiza-se um Festival de Cozinha Medieval nos restaurantes aderentes à iniciativa. O Centro Histórico será o lugar onde, também todos os dias, se podem encontrar recriações históricas, como danças medievais e os ofícios que remontam ao século XI.

No respeitante à Feira de Artesanato e às tasquinhas, que estarão no Mouchão Parque, a primeira estará aberta na quinta-feira e na sexta-feira das 18h00 às 00h00, sábado das 12h00 às 00h00 e no domingo das 12h00 às 23h00. As tasquinhas, por seu lado, recebem os visitantes na quinta-feira entre as 18h00 e as 24h00, na sexta-feira das 18h00 às 02h00 da manhã, no sábado das 12h00 às 02h00 e no domingo das 12h00 às 23h00.

* artigo escrito por Rafael Ascensão

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome