Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Festa Templária marca arranque de candidatura a Rota Cultural Europeia (c/ vídeo e fotos)

Tomar já embarcou numa viagem de quatro dias até à Época Medieval e sonha fazer parte de uma Rota Templária Europeia. Falamos da 5.ª edição da Festa Templária que teve início na tarde desta quinta-feira, 6 de julho, na Praça da República. Um momento repleto de simbolismo, no qual a presidente da autarquia, Anabela Freitas, surgiu vestida a rigor tal como os restantes elementos que integraram o cortejo até ao Jardim do Mouchão. A música e a teatralização de cenas conferiram mais ambiente e fizeram recuar os presentes até à época medieval.

- Publicidade -

Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, surgiu vestida a rigor Foto: mediotejo.net

“Que o espírito templário esteja convosco durante quatro dias. Esta festa, este ano, vai contribuir para a nossa candidatura ao itinerário cultural europeu”, disse Anabela Freitas, cumprimentando os parceiros de França, Espanha e Itália que vão estar em Tomar durante estes dias. A autarca referia-se à candidatura de Tomar ao Itinerário Cultural de Lugares Templários, a par de Troyes (França), Ponferrada (Espanha) e Perugia (Itália), uma ideia que está a ser trabalhada desde 2015.

- Publicidade -

Festa Templária teve início na Praça da República na tarde de quinta-feira, 6 de julho Foto: mediotejo.net

A autarca disse ao mediotejo.net que, durante quatro dias, pode ser esperada “animação para todas as idades” destacando o Cerco ao Castelo Templário (na 5.ª e 6.ª feira à noite), o jantar Real no Convento (único evento em que a entrada é paga podendo ser adquirida no Posto de Turismo/sexta-feira às 20 horas) e o Cortejo Noturno no sábado, que vai percorrer grande parte das ruas do centro histórico e termina na Igreja de Santa Maria dos Olivais.

A autarca dá conta das novidades deste ano, realçando que, contrariamente à edição do ano passado, o cerco ao castelo não vai ter fogo. “Tivemos esta semana dias muito complicados no concelho, em matéria de incêndios, pelo que na passada segunda-feira pedimos aos voluntários que reinventassem o cerco ao castelo sem utilização de fogo”, explicou. A primeira opção obrigava a colocar mais meios no terreno e os soldados da paz precisam de descanso, referiu.

Grupos de teatro asseguraram algumas dramatizações de rua Foto: mediotejo.net

Anabela Freitas também salientou que esta iniciativa é uma forma de afirmar ainda mais a marca “Tomar, Cidade Templária” estando o evento a ser todo documentado para fazer parte de um dossier de candidatura que vai ser apresentado na Comissão Europeia a fim de se organizar uma Rota Cultural Europeia de Lugares Templários.

“Estão cá os nossos parceiros de França, Espanha e Perugia. Amanhã (sexta-feira) vai ocorrer, nos Paços do Concelho, a assembleia geral da associação europeia que criámos para delinear e fazer um ponto de situação de quais os passos seguintes na entrega desta candidatura”, explicou.

Momento de abertura da Festa:

Tomar / Abertura da Festa Templária / Evento decorre de 6 a 9 de julho

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 6 de Julho de 2017

 

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome