Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Tomar: Festa na Linhaceira evoca festividades com quase um século

A Festa em honra de Nossa Senhora do Conforto dos Aflitos realiza-se este fim-de-semana, dias 2 e 3 de julho, na Linhaceira, concelho de Tomar, que tem na procissão de domingo à tarde um dos seus momentos altos.

- Publicidade -

“Esta será uma festividade muito especial. Num ano marcado pela vontade de voltar a congregar no recinto de festas da capela local as várias entidades da aldeia, haverá também momentos em que o passado será convocado, dentro do espírito de recuperação das raízes linhaceirense que a comunidade tem vindo a desenvolver”, refere a organização das Festas.

Na procissão e na recolha de fogaças irá participar a Banda do Outeiro Grande, “precisamente aquela que esteve presente na primeira festa religiosa da Linhaceira, em 1928. A comissão organizadora teve também a intenção de levar nesta procissão a fogaça da primeira juíza da festa e, embora isso não tenha sido possível, uma neta transportará neste cortejo uma réplica da mesma”, acrescenta a organização.

- Publicidade -

A festa começa no sábado, dia 2 de julho, e inclui a realização de um torneio de chinquilho às 17h; a actuação do Rancho Folclórico da Linhaceira, às 20h; e actuação do grupo ED+, a partir das 22h. Este ano, a grande novidade será a animação infantil com insuflável no recinto das festas, a partir das 17h.

No domingo, a recolha de fogaças decorrerá a partir das 14h, a missa solene com bênção dos terços será às 17h e a procissão em honra de Nossa Senhora do Conforto dos Aflitos terá lugar às 18h. Às 19h15 haverá actuação da Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor e às 22h tem lugar a actuação do conjunto Império.

No espaço do Festa estarão disponíveis os tradicionais petiscos que incluem frango assado, pipis, caracóis e caldo verde.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here