Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Festa dos Tabuleiros com “um dos cartazes mais abrangentes de sempre”

Quinta do Bill, Ana Moura, Blaya, Azeitonas e Rui Veloso são alguns dos artistas que vão animar a Festa dos Tabuleiros, em Tomar, um cartaz que a Comissão de Festas apresentou como sendo “um dos mais abrangentes de sempre”. Esta sexta-feira, dia 5, atuam Blaya e  Wet Bed Gang.

- Publicidade -

Os concertos, integrados no programa complementar da Festa dos Tabuleiros, vão decorrer no Estádio Municipal de Tomar entre os dias 05 e 08 de julho e contam também com os FH5 e ‘Tomar-lhe o Gosto’ duas bandas locais.

“Este é um cartaz muito completo e diversificado, com espetáculos de grande qualidade para vários públicos, idades e gerações, sendo um dos mais abrangentes de sempre”, disse à agência Lusa Luís Honório, um dos mordomos da Comissão de Espetáculos da Festa dos Tabuleiros.

- Publicidade -

Aquele responsável disse ainda que os concertos vão decorrer no Estádio Municipal de Tomar, espaço com “capacidade para acolher milhares de espetadores e com condições excelentes para o público assistir aos espetáculos”, e cujos bilhetes estão à venda com preços que variam entre os oito euros, para um único dia, e os 25 euros, para um passe completo.

O alinhamento dos concertos foi apresentado em maio, sendo que, no dia 05 de julho, sexta feira, atuam Blaya e Wet Bed Gang, no dia 06 de julho (sábado), os Quinta do Bill e Os Azeitonas, no dia 07 de julho (domingo), será a vez de Rui Veloso e FH5, e no dia 08 de julho (segunda feira), o espetáculo será assegurado por Ana Moura e pelos ‘Tomar-lhe o Gosto’, sendo neste dia feita a entrega de prémios das ruas populares ornamentadas.

Durante os 10 dias de animação da Festa dos Tabuleiros (29 de junho a 08 de julho) vai haver animação diária em mais dois locais do centro histórico da cidade, nomeadamente no jardim da Várzea Pequena e no parque do Mouchão, neste caso com entradas livres.

A soprano Lara Martins, Declínios, Banda-T, Orquestra Ligeira de Ourém, Tributo a Pink Floyd, noite de fados e festival de folclore são alguns dos nomes e espetáculos anunciados para estes locais.

“Sendo a Festa dos Tabuleiros um culto ao Espírito Santo e o principal motivo da festa, os concertos integram um programa complementar”, disse Luís Honório, tendo feito notar que o cartaz deste ano “é composto por músicos portugueses de grande qualidade e é um cartaz que dignifica esta grande festa”.

A Festa dos Tabuleiros vai realizar-se entre 29 de junho e 08 de julho, em Tomar, prevendo-se mais de 750 tabuleiros no principal cortejo. Esta é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal, realizando-se de quatro em quatro anos por decisão da população.

Com origem pagã, simbolizando a época das colheitas, a Festa dos Tabuleiros adquiriu caráter religioso na Idade Média, com a Rainha Santa Isabel.

Dada a sua complexidade, a festa realiza-se de quatro em quatro anos, tendo havido apenas uma edição em que o povo decidiu adiar a sua realização por um ano, por coincidir com a Expo 98, evento no qual participou com um cortejo a convite do então Presidente da República Jorge Sampaio.

O cortejo principal da Festa dos Tabuleiros decorre no dia 07 de julho.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome