Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Tomar: Feira de Santa Iria inaugurada com mostra de trabalhos escolares (c/fotos)

Foi com a entrega de prémios às crianças de escolas do concelho que foi inaugurada mais uma tradicional Feira de Santa Iria, em Tomar. Num espaço do Convento de São Francisco estão em exposição diversos trabalhos, entre ilustrações e trabalhos tridimensionais, de escolas que, deste modo, também dão o seu contributo para a Feira de Santa Iria, certame que se prolonga na cidade tomarense até ao dia 24 de outubro.

- Publicidade -

img_9703
Uma das escolas vencedoras Foto: mediotejo.net

O primeiro prémio de ilustração foi para Eb1 da Pedreira e o primeiro prémio em trabalhos tridimensionais foi para a Eb1 do Marmeleiro, que receberam um prémio de 150 euros cada. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, que premiaram a criatividade e o trabalho colectivo. Nesta categoria, foram distinguidos o Centro Escolar de São Pedro e uma turma de pré-escolar da Quinta dos Encantos, tendo arrecado cem euros cada.

- Publicidade -

Perante uma grande comitiva de convidados e, após breves palavras de circunstância, a presidente da autarquia Anabela Freitas, acompanhado pelos vereadores Hugo Cristóvão e Bruno Graça, foram cumprimentar os participantes da feira, evento que decorrer até dia 24 de outubro.

img_9718
Frutos secos já fazem parte da componente desta feira secular Foto:mediotejo.net

O certame, com grande peso na tradição local – e que atrai gente oriunda não só do concelho mas de toda a região – evoca a padroeira da cidade, Santa Iria, que a lenda diz ter sido martirizada junto ao Nabão e lançada ao rio. Por isso, tem o seu apogeu no dia de Santa Iria, a 20 de outubro, com a procissão das crianças das escolas do concelho que atiram pétalas de flores ao rio.

O evento inclui ainda feira das passas, situada no mesmo espaço do ano passado ao lado do Tribunal, animação cultural e mostra de produtos locais como vinho, mel e azeite, em frente ao Convento de S. Francisco.

A música não vai faltar todos os dias no recinto da Feira. Banda Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, Rancho Folclórico S. Miguel de Carregueiros e “Os Camponeses” da Peralva, a Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira, e ainda os Ranchos “Folclórico e Etnográfico de Alviobeira”, “Os Canteiros“ da Pedreira e o Rancho Folclórico da Linhaceira já animaram os visitantes, durante este fim de semana.

Na quarta-feira, dia 19, pelas 22 horas atuam os LODO, banda de Cem Soldos, Tomar.

O programa tem o seu ponto alto na quinta-feira, 20 de outubro. Pelas 10h00, tem lugar a missa na Igreja Santa Maria dos Olivais, seguida da procissão pelas 11 horas.  Á noite tem lugar um concerto de variedades inserido no 27.º aniversário da Rádio Cidade de Tomar. Na sexta-feira, 21 actua, pelas 21 horas, atua a Banda Republicana Marcial Nabantina e no sábado, 22, a Banda Payalvense “Manoel de Mattos”. No domingo, 23, atua o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Minjoelho, pelas 16 horas e uma hora mais tarde o Rancho Folclórico “As Lavadeiras” de Asseiceira.

A feira, que se estende até dia 24, está aberta de segunda a quinta-feira, entre as 15 horas e as 24 horas e às sextas, das 15h à 01h da manhã. Aos sábados entre as 11 horas e a 01h e aos domingos das 11h às 23 horas. A organização é do Município de Tomar.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here