Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Tomar: Feira de Santa Iria com animação cultural e mostra de produtos locais

Decorre entre 14 e 23 de outubro mais uma edição da Feira de Santa Iria, em Tomar. O certame, com grande peso na tradição local –  e que atrai gente oriunda não só do concelho mas de toda a região – evoca a padroeira da cidade, Santa Iria, que a lenda diz ter sido martirizada junto ao Nabão e lançada ao rio. Por isso, tem o seu apogeu no dia de Santa Iria, a 20 de outubro, com a procissão das crianças das escolas do concelho que atiram pétalas de flores ao rio.

- Publicidade -

Será na quinta-feira, após a missa na igreja de S. João Baptista, às 10 horas, a que se seguirá a procissão, às 11, seguindo pela Rua Infantaria 15, Avenida Cândido Madureira e Rua Everard (Levada) até à Ponte Velha.

O evento inclui ainda feira das passas, situada no mesmo espaço do ano passado ao lado do Tribunal, animação cultural e mostra de produtos locais como vinho, mel e azeite, em frente ao Convento de S. Francisco. A música não vai faltar todos os dias no recinto da Feira. Na sexta-feira, dia 14, actua pelas 21 horas a Banda Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

- Publicidade -

No sábado, 15, o programa é mais vasto. Pelas 20h30 atua o  Rancho Folclórico S. Miguel de Carregueiros, seguido da atuação do Rancho Folclórico “Os Camponeses” da Peralva. Pelas 22h30 atua a Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira.

A tarde de domingo, 16, é dedicada ao folclore com a atuação, entre as 16h e as 18 horas dos Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira, Rancho Folclórico “Os Canteiros“ da Pedreira e Rancho Folclórico da Linhaceira. Na quarta-feira, dia 19, pelas 22 horas atuam os LODO, banda de Cem Soldos.

O programa tem o seu ponto alto na quinta-feira, 20 de outubro. Pelas 10h00, tem lugar a missa na Igreja São João Batista, seguida da procissão pelas 11 horas.  À noite tem lugar um concerto de variedades inserido no 27.º aniversário da Rádio Cidade de Tomar. Na sexta-feira, 21 actua, pelas 21 horas, atua a Banda Republicana Marcial Nabantina e no sábado, 22, a Banda Payalvense “Manoel de Mattos”. No domingo, 23, atua o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Minjoelho, pelas 16 horas e uma hora mais tarde o Rancho Folclórico “As Lavadeiras” de Asseiceira.

A feira está aberta de segunda a quinta-feira, entre as 15 horas e as 24 horas e às sextas, das 15h à 01h da manhã. Aos sábados entre as 11 horas e a 01h e aos domingos das 11h às 23 horas. A organização é do Município de Tomar.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here