- Publicidade -

Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
- Publicidade -

Tomar | Feira de Educação é uma montra de oportunidades para os mais jovens

“Esta feira é uma montra de oportunidades para os mais jovens”, disse o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto,  João Paulo Rebelo, na inauguração da FrEEE – Feira de Educação, Emprego e Empreendedorismo em Tomar, um evento que vai já na sua terceira edição. A mostra arrancou na manhã de sexta-feira, 31 de março, e termina na segunda-feira, 3 de abril.

- Publicidade -

Num breve discurso, o governante deixou três mensagens acerca do emprego e do empreendedorismo. “Estudar é absolutamente preciso. Temos que combater a ideia de que o futuro dos jovens não é risonho ou, pior ainda, que o meu futuro é a emigração”, disse. Frisou que a educação também se faz fora das salas de aula, na chamada “educação não formal” tais como programas de intercâmbio, mobilidade ou de voluntariado.

Finalmente disse que, do ponto de vista do empreendedorismo, o Instituto Português da Juventude lançou recentemente o “Empreende Já” para dar oportunidade a que jovens desenvolvam ideias e criem a sua própria situação de emprego.

Secretário de Estado fez uma visita guiada aos vários expositores da Freee. Foto: mediotejo.net
- Publicidade -

A iniciativa decorre no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar e tem como principal objetivo dar a conhecer à população em geral, e em especial aos estudantes, as diferentes ofertas formativas e profissionais disponíveis no concelho.

Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, referiu na inauguração do certame que “a FrEEE é uma feira que pretende colocar no mesmo espaço toda a oferta educativa e de formação que existe, não só no nosso concelho mas na nossa região, para que os jovens e as suas famílias possam fazer uma escolha mais informada daquilo que será o seu futuro”, disse.

Instituto Politécnico de Tomar é apenas uma das muitas instituições representadas neste certame Foto: mediotejo.net
- Publicidade -

Para além de stands da responsabilidade das diversas entidades relacionadas com a educação, conta com uma vasta programação que inclui ações de formação, workshops, seminários e espaços musicais. Este sábado, dia 1 de abril, decorreu um Conselho Municipal de Juventude temático, precisamente com a FrEEE como tema. Além da continuação da lan party e show cooking houve ainda uma atuação da Tuna Templária e a segunda edição da Tomar Cor – Caminhada Colorida, com saída junto ao Pavilhão às 16h30.

Evento conta com stands da responsabilidade das diversas entidades relacionadas com a educação Foto: mediotejo.net

Para segunda-feira, dia 3 de abril, estão agendados uma reunião do Grupo Técnico de Acompanhamento para a Dinamização do Ecossistema Empreendedor do Médio Tejo, workshops sobre “Suporte básico de vida” e “Tomar, ideias e negócios”, além das palestras “Este ano vais ser o melhor aluno! Bora lá?” e “Pais à beira de um ataque de nervos”, e ainda de uma tertúlia.

A FrEEE decorre em paralelo com a Semana da Juventude, que integra uma vasta programação sendo que um dos principais destaques o espetáculo de Rui Sinel de Cordes, no Cine-Teatro Paraíso.

 

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome