Encontra-se em fase de discussão pública até ao dia 16 de janeiro o estudo prévio do projeto de requalificação da Várzea Grande, em Tomar. A proposta, indica a autarquia, inclui já as alterações introduzidas na sequência do parecer da Direção-Geral do Património Cultural, nomeadamente a relocalização do estacionamento de autocarros de turismo junto ao terminal da Rodoviária.
A Várzea Grande é um dos espaços emblemáticos da cidade e a primeira imagem que dela tem quem chega de autocarro ou de comboio. Há muito, porém, que necessitava de uma intervenção de fundo que lhe restabelecesse a dignidade, o que conduziu a este estudo prévio.
De acordo com uma consulta ao mesmo, estão previstas várias alterações sendo que, para além da placa central da Várzea Grande, também vai ser requalificado todo o espaço envolvente, tal como o terreno da antiga messe dos oficiais, o espaço verde em frente ao Convento de S. Francisco (sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo) e a praça de táxis em frente à estação ferroviária.