Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar: Estacionamento pago entra em vigor a de 2 de novembro

O estacionamento tarifado chega a partir de quarta-feira, dia 2 de novembro, algumas ruas de Tomar. Na passada semana já foram colocadas placas indicadoras de parqueamento e os parquímetros estão a ser instalados esta semana. As ruas que vão levar parquímetros são a Alameda Um de Março, Av. Cândido Madureira, Travessa da Misericórdia, rua em frente ao mercado municipal (em frente ao Novo Banco) e na Praceta Infante Dom Henrique (em frente à Mata dos Sete Montes).  Até agora apenas duas artérias estavam sujeitas a estacionamento tarifado à superfície, a Av. Marquês de Tomar (em frente aos CTT) e a Rua João dos Santos Simões, embora nesta última o parquímetro se encontre avariado há muito tempo.

- Publicidade -

img_20161021_1508011
Parquímetros estão a ser instalados esta semana Foto: mediotejo.net

O estacionamento tarifado em Tomar esteve em debate na Assembleia Municipal de Tomar de 30 de junho, onde se discutiu e votou o Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada do Município de Tomar, bem como a criação de sub-zonas de estacionamento tarifado.

- Publicidade -

Os eleitos municipais discutiram e votaram o Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento Tarifado de Duração Limitada do Município de Tomar bem como a criação de sub-zonas de estacionamento tarifado. Entretanto, comerciantes e residentes no centro histórico de Tomar na Zona de Estacionamento Tarifado tiveram a possibilidade de solicitar no balcão único do Município os seus dísticos de estacionamento. Deste modo, tiveram acesso a um lugar gratuito por agregado familiar.

O início do sistema de estacionamento tarifado em Tomar foi anunciado no segundo mandato de António Paiva (PSD), que esteve à frente da autarquia de Janeiro de 1998 a Fevereiro de 2008. Em 17 de Setembro de 2007, o executivo anunciava que medida estaria para ser implementada em breve, uma vez que a maioria PSD que governava a câmara tinha previsto instalar um sistema de estacionamento tarifado em algumas das principais ruas e avenidas.

O processo estava previsto nos termos do acordo negociado com a ParqT, empresa que construiu o parque de estacionamento situado atrás dos Paços do Concelho. Uma intenção que não avançou porque a autarquia e a ParqT entraram em litígio. Em causa estava o facto da empresa ter exigido uma verba mais elevada do que estava estabelecido em contrato.

O processo acabou em tribunal com a autarquia a ter de pagar 6,5 milhões de euros para rever o contrato de concessão. Já com Anabela Freitas (PS) a liderar o executivo camarário de Tomar,  a autarquia retomou o processo tentando gerir o mesmo pela “via da receita”, sem ter que recorrer a qualquer programa de ajuda financeira.

Os tomarenses podem continuar a estacionar gratuitamente em várias ruas e locais mais amplos tais como a Várzea Grande ou o parque do Centro de Emprego, em frente ao Quartel dos Bombeiros Municipais.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here