Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Tomar: estacionamento e transportes gratuitos durante a época natalicia

Com o objectivo de apostar fortemente na valorização do comércio tradicional da cidade – fazendo com que Tomar seja um destino preferencial para as compras de Natal – a autarquia, liderada por Anabela Freitas decidiu avançar com um pacote de medidas de incentivo que inclui a isenção de taxas de estacionamento nos parques cobertos e a possibilidade de se viajar gratuitamente nos transporte urbanos, não esquecendo promoção de produtos locais.

- Publicidade -

O programa designa-se de “Tomar Natal” e oferece condições especiais a quem optar por fazer compras na cidade, especialmente no centro histórico que, de acordo com a autarquia, tem vindo ultimamente a registar um profundo incremento com a criação de novos estabelecimentos comerciais e uma dinâmica em crescendo. Na prossecução deste objectivo, o município conta, igualmente, com a colaboração da Associação de Comerciantes e Industriais dos Concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.

IMG_20151205_202537[1]
Rua Silva Magalhães
Para além da música natalícia (que ecoa um pouco por toda a cidade através de colunas de som) todas as quartas-feiras e sábados (de 2 a 30 de dezembro, entre as 12 e as 24 horas) os parques de estacionamento cobertos do Município (junto à Praça da República e ao Pavilhão Municipal) vão ser gratuitos. Também nos dias 19, 23 e 24 de dezembro, a utilização dos Transportes Urbanos de Tomar (TuTomar) será gratuita. O objectivo passa por incentivar não só os tomarenses mas as pessoas desta região a fazerem as suas compras na cidade templária, com a oportunidade de obter estacionamento e transporte gratuito.

- Publicidade -

Outra aposta do município passa pela valorização dos produtos locais, nuam iniciativa designada  como “Sabores de Tomar”. De acordo com uma nota da autarquia – na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município –  estão a ser feitas campanhas de promoção dos vinhos de Tomar (tal como já acontecera no Natal de 2014) mas a que se juntam também, este ano, os azeites produzidos no concelho. Pretende-se ainda estender estas campanhas, durante o Inverno, a outros produtos locais.

IMG_0394
Av. Marquês de Pombal

A animação não foi esquecida, estando previstas iniciativas diversas no centro histórico da cidade e na Casa dos Cubos, junto à Rotunda Alves Redol, nomeadamente com o Mercado do Livro e a Venda de Natal do CIRE, que decorrem a partir de sábado, dia 5 de dezembro.

A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, disse ao mediotejo.net que o Natal “é uma excelente uma oportunidade para apoiar o desenvolvimento económico do nosso concelho” pelo que foi esse o motivo que levou a autarquia a avançar com o Programa “Tomar Natal”. A autarca convida os habitantes da região a virem fazer a suas compras a Tomar, aproveitando para almoçar nos “excelentes restaurantes que a cidade tem para oferecer” e depois fazerem as suas compras de Natal. Tudo isto sem pagar estacionamento e com a possibilidade de se deslocarem sem quaisquer custos nos transportes urbanos.

Um programa de animação variado

A autarquia preparou, igualmente, um programa de animação variado para esta quadra natalícia. Por exemplo, na terça-feira, dia 8 de dezembro, que é feriado, o Rancho de Alviobeira dança pelas 15h na Praça da República, seguindo-se a atuação da Tuna Templária do IPT pelas 16.

No fim-de-semana seguinte, são os ranchos de Minjoelho e da Linhaceira a intervirem, às mesmas horas e por esta ordem: no sábado, dia 12. No domingo, 13, de novo o Rancho da Linhaceira 15 horas) e o da Peralva às 16.

Para dia 19, sábado, às 15 horas, está prevista a atuação do Rancho da Pedreira no centro histórico, enquanto a Banda da Nabantina dá um concerto na igreja de S. João Baptista às 16. E no domingo, novo momento com o Rancho da Peralva seguido do Quarteto de Saxofones da Sociedade Gualdim Pais.

Finalmente, na terça-feira, dia 22, duas exibições de um filme bem divertido, “A ovelha Choné”, às 15 e às 19 horas, no Cine-Teatro Paraíso (bilhetes a dois euros).

Finalmente – e no âmbito do programa Cantar Natal –  da Canto Firme – Associação de Cultura, estão previstos os seguintes momentos musicais: sábado, 12, 17h00, Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa (Cine-Teatro Paraíso); quarta, 16, 21h00, Coro e Música de Câmara da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco; quinta, 17, 21h00, Orquestra de Sopros e Ensemble de Metais da Canto Firme; quarta, 23, 21h00, The BellsBrass Ensemble (estes três no auditório Fernando Lopes-Graça) e sábado, dia 9 de janeiro, pelas 16h00, o tradicional Concerto de Reis na igreja de S. João.

IMG_0399
Na ponte velha

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome