Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Escola Jácome Ratton recebe concerto comemorativo do 25 de Abril e exposição de Tó Carvalho

Na segunda-feira, dia 26 de abril, pelas 14h30, o átrio da Escola Secundária Jácome Ratton (sede do Agrupamento de Escolas Templários) será palco do concerto de comemoração do 25 de Abril, com atuação do grupo “Tomar”-lhe o Gosto. O evento será transmitido em direto para a página do Facebook e canal YouTube do Agrupamento.

- Publicidade -

O quarteto “Tomar”-lhe o Gosto, de Tomar, é constituído por José Santos, Rui Sérgio, Paulo Serafim e Mafalda Rodrigues, e dedica o seu reportório a música portuguesa, nomeadamente músicas que marcaram Abril de 74.

Também neste dia é inaugurada a exposição “O rosto dum povo | A Luz de Tomar” do pintor Tó Carvalho, na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, pelas 17h30.

- Publicidade -

Este evento realiza-se no âmbito do Projeto Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes, que nestes dois últimos anos letivos tem possibilitado a realização de atividades dirigidas aos cerca de 2200 alunos dos seus vinte estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao secundário.

Para a Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, Tó Carvalho escolheu apresentar «O rosto dum povo | A Luz de Tomar». Esta exposição pode ser visitada das 8h30 as 18h30, de 2ª a 6ª feira, na Escola Secundária Jácome Ratton.

Obra “O rosto dum povo”, de Tó Carvalho

Tó Carvalho, nascido em Castelo Branco a 27 de fevereiro de 1938, filho da beirã Ana Caroça Nunes (Lousa – Castelo Branco) e transmontano António Augusto de Carvalho (Alvites – Mirandela), viveu dos 2 aos 8 anos de idade na cidade de Bragança, tendo sido batizado na Sé. Radicou-se na cidade de Tomar até aos dias de hoje, adotando-a como sua.

Para além das dezenas de exposições no continente, a obra está representada em acervos municipais e museus em todo o país, tais como Museu do Vinho de Macau, Centro Português de Caracas (Venezuela), Maracay (Venezuela), Torumo – clube luso/ venezuelano (Venezuela), Museu Abade de Baçal de Bragança, Museu Teixeira Lopes de Mirandela, Castelo Branco, Ponte de Sôr, Constância, Tabuaço, Santa Marta de Penaguião, Sabrosa, Golegã, Alcanena, Oeiras, Barquinha, Figueiró dos Vinhos, Sardoal, Tomar, Santa Cruz da Graciosa e Vaticano.

“O Agrupamento de Escolas Templários tem assumido o compromisso de facilitar o acesso às manifestações artísticas nas suas diversas expressões, colocando os alunos na situação ora de espetador, ora de criador. Entendendo-se a Escola como centro transformador do futuro da comunidade, da região, de aprendizagem ao longo da vida e de coesão social, tem-se procurado soluções para a execução dos diferentes projetos para que seja de facto possível construir a próxima geração de poetas, artistas, artesãos, cientistas, desportistas e técnicos”, pode ler-se em nota enviada ao mediotejo.net.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome