Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Empreitada de abastecimento de água à Mendacha decorre a bom ritmo

A empreitada de abastecimento à Mendacha a partir do reservatório da Choromela arrancou em julho e os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo. A obra tem um prazo de execução de 365 dias, e foi adjudicada pelo valor de 1,6 milhões de euros à empresa Aquino e Construções, SA. O objetivo é o de melhorar a qualidade de água e de serviço de toda a parte do concelho que ainda é abastecido pela Mendacha, passando a receber água do Castelo de Bode.

- Publicidade -

Segundo a empresa, o investimento em causa abrange vertentes de abastecimento e de saneamento no Município de Tomar, e irá beneficiar cerca de 25 mil habitantes do município, servidos pelos subsistemas da Mendacha e Pedreira.

Quanto ao abastecimento, pretende-se “melhorar a fiabilidade do serviço e a qualidade da água abastecida, passando o abastecimento às povoações do subsistema da Mendacha a ser feito pela água proveniente do sistema de abastecimento da EPAL, a partir do reservatório da Choromela”.

- Publicidade -

No âmbito do saneamento, prevê-se a construção do sistema elevatório da Pedreira, assegurando a ligação da rede já existente, do Município, à ETAR da Pedreira. Tal “permitirá que os efluentes da povoação em causa recebam um tratamento adequado”.

No saneamento, com a construção do sistema elevatório da Pedreira ficará assegurada a ligação da rede já existente, do Município, à ETAR da Pedreira, o que permitirá que os efluentes da povoação em causa recebam um tratamento adequado.”

Empreitada de abastecimento de água à Mendacha decorre a bom ritmo. Foto: DR

O investimento vem dar cumprimento às medidas impostas pela Agência Portuguesa do Ambiente para o cumprimento dos Planos de Gestão de Bacia Hidrográficas 2017-2020 (Região hidrográfica 5 – Tejo e Ribeiras do Oeste).

Em contexto pandémico, a EPAL assegura que “a obra irá decorrer de acordo com as medidas de prevenção, proteção e segurança aplicáveis, tendo por base as medidas previstas no Plano de contingência da EPAL e diretrizes vigentes a nível nacional”.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome