Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Tomar | Eleitos da Câmara Municipal e Assembleia tomam posse no Cine-Teatro Paraíso

Tem lugar esta sexta-feira à noite, dia 15 de outubro, pelas 21h00, a instalação dos órgãos autárquicos de Tomar, a decorrer no Cine-Teatro Paraíso, no centro histórico tomarense. Tomarão posse os eleitos da Câmara Municipal e os eleitos da Assembleia Municipal, conforme os resultados do recente ato eleitoral de 26 de setembro.

- Publicidade -

De referir que tomará posse Anabela Freitas (PS), reeleita presidente da Câmara de Vila de Rei nas eleições autárquicas do dia 26 de setembro, tendo reforçado a maioria absoluta com 39,70% dos votos. A socialista avança para o seu último mandato à frente da Câmara Municipal, concluindo os 12 anos no cargo permitidos por lei.

O Partido Socialista manteve os seus quatro vereadores, permanecendo no executivo Hugo Cristóvão, Hélder Henriques e Filipa Fernandes. O PSD obteve 34,66% dos votos e agarrou os três vereadores eleitos na oposição, pelo que deverão tomar posse Lurdes Ferromau Fernandes, Tiago Carrão e Luís Francisco.

- Publicidade -

Na Assembleia Municipal o PS ganhou, tendo a mesa do órgão deliberativo ficado ao cargo de Hugo Costa enquanto presidente. O PS conseguiu 9 lugares na Assembleia, com 36,58% dos votos (6594 votos).

Na Assembleia Municipal, o PS perdeu a maioria, e entraram novos partidos que elegem um representante: Chega e Coligação ‘Tomar, Queremos Responder’ (CDS-PP/MPT). Das 11 freguesias, o PS governará 5, o PSD 4, a CDU reconquista Carregueiros e os Independentes do Nordeste mantêm a UF Serra e Junceira.

Já o PSD alcançou os 8 eleitos na Assembleia Municipal. Novidade é a entrada do partido CHEGA que conseguiu uma representação, com 7,12% dos votos (1284 votos), e que fica assim equiparado aos eleitos da CDU e BE, também com um deputado municipal cada.

Também a Coligação “Tomar, Queremos Responder” (CDS-PP.MPT.PPM) alcançou um eleito na Assembleia, com 4,78%/861 votos.

O Volt não conseguiu eleger nenhum representante.

Nas juntas de freguesia manteve-se a distribuição muito semelhante à de 2017, com o PS a reeleger muitos candidatos e manter freguesias. Novidade foi a eleição de Francisco Santos, pela CDU, na freguesia de Carregueiros, que era PSD. Também Américo Pereira (Independentes do Nordeste) se manteve na liderança de Serra e Junceira, sendo uma candidatura que contou com apoio de praticamente todas as restantes forças políticas.

NOTÍCIA RELACIONADA:

Autárquicas | Anabela Freitas (PS) mantém maioria absoluta na reeleição em Tomar

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome