Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Tomar: El-rei D. Dinis na Feira Medieval de Asseiceira (C/FOTOS E VIDEO)

Centenas de pessoas assistiram na tarde deste sábado, 21 de novembro, à chegada de El-Rei D. Dinis e seus súbitos à vila de Ceyceyra, durante a “Ceyceyra Medieval”, uma feira que se realiza até este domingo em Asseiceira, Tomar, e que inclui recriações históricas, torneios, animação de ruas, danças medievais, tascas, artesanato e oficinas.

- Publicidade -

O evento, fortemente dinamizado pelo  Rancho Folclórico “As Lavadeiras de Asseiceira” e a “Associação Cultural Recreativa e Desportiva”, surge como consequência do êxito obtido com as comemorações do Foral de D. Manuel, há precisamente um ano.

- Publicidade -

Com entrada gratuita, o público – de todas as idades – assistiu à recriação da chegada de el-rei D. Dinis à vila de Ceyceyra, com dezenas de figurantes a integrar um cortejo que partiu do recinto da festa de verão até ao adro da igreja. Foram acompanhados por quinze cavaleiros templário, não faltando música para conferir ambiente. A Escola de Artes Medievais da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte também ajudou com danças e cantares.

À entrada de Asseiceira foi colocado o pórtico de um castelo sendo que, quem ali entrasse, podia ter acesso a várias barraquinhas dedicadas a produtos de época, desde acessórios a iguarias que causavam água na boca. Animais típicos da vida de uma aldeia podiam ser vistos por aqui e acolá, conferindo o ambiente de época, adensado com a gaita-de-foles que se ouvia em pano de fundo. Muitas crianças puderam divertir-se com os jogos tradicionais que também ali estão a ser dinamizados. No palco principal, montado no centro da localidade, estão previstos para as 21 horas os espectáculos: “Os regatões das sete relíquias sagradas em tempos d’el-rei D. Dinis” pelo grupo Ten Tart, música medieval com os Drama & Beiço e espectáculo de fogo da artista Rita Miguel com Fire Dragon.

No domingo, 22 de novembro, pelas 15 horas, tem lugar um novo desfile, desta feita dedicado ao tema “A celebração da carta de privilégios a Ceyceyra”.

Patricia Nunes e Eugénia Costa, elementos da organização, contaram que a “Ceyceyra Medieval” conta com mais de cinquenta artesãos e feirantes que ali vão expor os seus produtos. Os mesmos são oriundos de vários pontos do país, a maioria da zona norte. Para além destes há que contar com as tasquinhas que são da responsabilidade do Rancho e da Associação. A aldeia de Asseiceira – que vive este ano  – a estreia deste evento participa em peso na sua dinamização pelo que até os habitantes optaram por se vestir a preceito, colaborando voluntariamente para o seu sucesso.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here