Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Eco-Trilho da Vala é novo atrativo pedestre até ao Açude de Pedra no Nabão

Foi inaugurado no Dia Mundial da Terra o Eco-Trilho da Vala, uma parceria entre o Agrupamento Nuno de Santa Maria, o Município de Tomar e a Junta Urbana. Trata-se de um percurso pedestre de cerca de 5 km que começa à entrada da antiga Fábrica de Fiação, seguindo ao longo da margem direita da Vala da Fábrica – o canal artificial criado para suprir as necessidades de água daquela indústria – até ao Açude de Pedra. O regresso faz-se pela margem esquerda. O projeto partiu de um grupo de alunos e docentes no âmbito do programa Eco-Escolas.

- Publicidade -

O projeto foi submetido por alunos do 10º ano em 2019/2020, da Escola Santa Maria do Olival, com orientação multidisciplinar no âmbito do programa Eco-Escolas da ABAE. Trata-se um roteiro proposto pelos alunos, que engloba diversas temáticas ao longo do mesmo com suporte de painéis informativos de cariz histórico, científico, cultural e patrimonial.

“Todo o espaço foi limpo, particularmente do excesso de vegetação, bem como criadas barreiras de segurança junto ao Açude. A limpeza que entretanto tinha sido promovida no próprio açude e ao longo do leito do rio para jusante permite que este seja um passeio delicioso para os sentidos, pois também os cheiros primaveris são agora intensos. E, em particular na segunda parte do trilho, é possível encontrar diversas espécies autóctones em plena floração ou com as tonalidades frescas da folhagem nascente”, reforça a autarquia em nota enviada à imprensa.

- Publicidade -

Refira-se que o Eco-Trilho inclui ao longo do percurso alguns painéis “que ajudam o caminhante a perceber o enquadramento histórico e natural de todo aquele espaço, criados por professores e alunos, com o apoio gráfico do Município”.

Os docentes e alunos fizeram uma visita guiada na inauguração do percurso, esta quinta-feira, Dia Mundial da Terra, tendo o vereador com o pelouro da Educação, Hugo Cristóvão, sublinhado que este “é mais um dos vários trilhos que têm estado a ser implementados ao longo do concelho, sempre com a parceria fundamental com escolas, associações, juntas de freguesia ou outras entidades que ajudam à sua criação mas também à manutenção”.

Fica o convite para que tomarenses e visitantes possam usufruir deste trilho por muitos conhecido, agora renovado e com novos atrativos para a fruição do seu contexto e envolvente.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome