Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Maio 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Dia da Cidade celebrado online com atribuição de 16 medalhas do Município

Aproxima-se o feriado municipal de 1 de março, Dia da Cidade de Tomar, e apesar das restrições impostas pela situação de pandemia, tal não deixará de ser assinalado, com as habituais cerimónias a poderem ser acompanhadas pelo público através da Internet. Decorrerá a sessão solene da Assembleia Municipal, com intervenção das forças políticas do concelho, bem como o presidente da mesa de Assembleia e presidente da Câmara Municipal. Na mesma cerimónia serão atribuídas as medalhas do Município, homenageando personalidades, instituições e empresas com relevância a nível concelhio.

- Publicidade -

Este ano serão agraciadas com a distinção 16 pessoas e entidades tomarenses, cuja entrega acontecerá posteriormente. Em reunião de Câmara, a presidente da autarquia, Anabela Freitas (PS), deu a conhecer os nomes que reuniram consenso entre o executivo municipal. Serão galardoados com a Medalha de Honra do Município o jornalista José Gomes Ferreira, o escritor Manuel J. Gandra, a investigadora Isabel Baltazar e a centenária Escola Secundária Jácome Ratton.

A Medalha Municipal de Valor e Altruísmo será atribuída, a título póstumo, ao padre Mário Duarte.

A Medalha Municipal de Valor Desportivo vai ser atribuída a João Henriques, atual treinador do Vitória de Guimarães, e a Jorge Vital, atual treinador de guarda-redes do Sporting.

Quanto à Medalha de Mérito Municipal será atribuída a Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, ao empresário Fernando Jorge Ferreira, do grupo Caça Brava, e a sete estabelecimentos comerciais com meio século ou mais, caso da Farmácia Torres Pinheiro (com 143 anos), a Filmóptica, o Laboratório Fernanda Galo, o Salão de Cabeleireira Luísa Alves, o Salão de Cabeleireiro Castanheiro e a casa de petiscos O Carrão das Febras.

De referir que, desde há três anos, se inicia a 13 de fevereiro, dia da elevação de Tomar a cidade, a programação dos Dias de Thomar, que se prolonga até ao início de março, incluindo as celebrações do aniversário da fundação do castelo por D. Gualdim Pais a 1 de março.

- Publicidade -

Esta programação costuma contar com várias atividades dinamizando a cultura, desporto e associativismo, com eventos dedicados aos tomarenses e visitantes, destacando o que de melhor se faz em Tomar, porém tal não se irá cumprir este ano devido à pandemia, convidando a autarquia a que a comunidade celebre ficando em casa.

“Celebrem connosco, no recato das vossas casas, para que no próximo ano estejamos todos em grande força a festejar os Dias de Thomar”, refere.

A sessão solene da Assembleia Municipal será transmitida na página de Facebook do Município de Tomar esta segunda-feira, dia 1 de Março, a partir das 11h00. Incluirá a apresentação das 16 pessoas e entidades homenageadas este ano com a medalha do Município, cuja entrega acontecerá posteriormente.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome