Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | CPCJ desperta consciências para prevenção dos maus tratos na infância

A CPCJ de Tomar, sob o mote da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens “Serei o que me deres…que seja Amor”, dinamiza ao longo deste mês de abril, Mês da prevenção dos maus tratos na infância, uma série de atividades junto da população escolar e da comunidade em geral, dando a conhecer a simbologia do laço azul, que corre o mundo na luta por esta causa. A 27 de abril é ainda promovido um seminário online, com o tema “Exposição à Violência Doméstica como Forma de Mau Trato”.

- Publicidade -

À semelhança do que é feito a nível nacional, é dinamizada e incentivada a campanha “Laços à Janela”, convidando as instituições e entidades do concelho de Tomar a colocarem grandes laços azuis – símbolo da campanha – na entrada das suas sedes ou delegações, “assinalando a temática, promovendo a sensibilidade da comunidade para a causa da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”. Aderiram já escolas, associações, centros de saúde, hospital, forças de segurança, IEFP, tribunal, juntas de freguesia, autarquia e outras entidades.

- Publicidade -

Junto dos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo foi distribuído o denominado Calendário dos Afetos (em duas versões) que propõe atividades diárias a realizar em família e ao mesmo tempo dando a conhecer a história do Laço Azul, tendo sido solicitado aos alunos e famílias que façam chegar à CPCJ fotos das atividades realizadas.

A 27 de abril, a CPCJ de Tomar promove um seminário online, com o tema “Exposição à Violência Doméstica como Forma de Mau Trato”, com a presença do Professor Ricardo Baúto (Psicólogo Forense, especialista nas questões de Violência Doméstica) e de Maria Fernanda Alves (Procuradora da República e Coordenadora da 7ª Secção do DIAP Lisboa).

Durante este mês, o Castelo de Tomar estará iluminado de azul a lembrar a comunidade que está convocada para ajudar na prevenção dos maus tratos.

“O objetivo destas iniciativas é despertar consciências, sensibilizar para importância da prevenção dos maus-tratos na infância e dar a conhecer o significado do laço azul à comunidade em geral. Acredita-se que com esta campanha se irá criar impacto e aumentar a responsabilidade coletiva nesta causa.”

Foto: CPCJ Tomar

As atividades e demais registos podem ser acompanhados na página de Facebook da CPCJ de Tomar.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome