A cidade de Tomar prepara-se para acolher mais um Cortejo Templário Noturno, a acontecer no sábado, dia 12 de outubro. O cortejo inicia às 22:30, no Castelo de Tomar, seguindo pelas ruas do centro histórico e envolvente, com centenas de participantes trajados a rigor para lembrar o legado da Ordem do Templo e evocar Gualdim Pais, algo que é muito caro à cidade e que faz parte da sua identidade histórica e cultural.
Este ano a Festa Templária não se realizou devido à coincidência de datas com a Festa dos Tabuleiros, mas ainda assim serão evocados no cortejo os aniversários da morte do mestre D. Gualdim Pais, em 1195, bem como do início da perseguição que terminaria com a sua extinção, em 1307, ambos a 13 de Outubro.
O cortejo terá início às 22h30, no Castelo, sendo que o percurso passará, por esta ordem, na Av. Dr. Vieira Guimarães, Av. Dr. Cândido Madureira, Rua Infantaria 15, Praça da República, Rua Serpa Pinto, Ponte Velha, Rua de Santa Iria e finalizando na igreja de Santa Maria dos Olivais.
A iniciativa tem entrada livre, podendo o público assistir de perto ao Cortejo Noturno, onde o fogo dos archotes desenhará o percurso e assinalará de longe a passagem.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.