Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Conversas com peregrinos e apresentação de livro sobre Caminhos de Santiago

A sala multiusos do Convento de Cristo vai acolher esta sexta-feira, 19 de novembro, às 18:00, no âmbito do Ano Jacobeu dos Caminhos de Santiago, “Conversas com peregrinos” numa iniciativa conjunta daquele monumento e do Município de Tomar. Nesta tarde será apresentado o livro “Nunca pares”, de Emanuel Mendes, numa obra dedicada aos caminhos de Santiago e também aos caminhos de Fátima.

- Publicidade -

Entre outras atividades que integram a iniciativa “O Caminho Português de Santiago passa por Tomar”, destaque para a apresentação do livro “Nunca pares”, de Emanuel Mendes.

A obra debruça-se sobre os caminhos de Santiago, mas também os de Fátima, retratando os caminhos de peregrinação que foram calcorreados pelo autor. Ao longo dos capítulos, Emanuel Mendes descreve como surgiu a ideia de os percorrer, com uma breve abordagem histórica à simbologia associada aos Caminhos de Santiago, dando conta do planeamento necessário e os ensinamentos aprendidos, avança a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

“Cada um dos caminhos feitos é descrito em forma de diário de viagem, abordando o Caminho Central Português, o primeiro que foi realizado pelo autor e de que Tomar é uma das importantes etapas, mas também o circuito Tomar – Fátima – Santiago de Compostela – Muxia – Fisterra. São ainda abordados, de Santiago, o Caminho Português pela Costa e o Caminho Francês, bem como os caminhos para Fátima a partir de Lisboa, Porto e Aveiro”, pode ler-se.

Emanuel Mendes é atualmente piloto de linha aérea, depois de uma carreira militar na Marinha e posteriormente na Polícia Marítima. Nasceu em 1979, em Lisboa. Foi ao descobrir, em 2016, os Caminhos de Santiago, que, ao pôr em prática uma viagem no seu sentido mais simples, percebeu melhor o sentido profundo dessa e das futuras viagens a um tempo terrenas e espirituais.

O acesso ao evento pelos participantes será feito pela zona norte do Convento de Cristo (lado do estacionamento de autocarros), sendo a entrada gratuita mas sujeita à capacidade do espaço de acordo com as regras da DGS.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome