Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Convento de Cristo recebe Orquestra de Sopros do Médio Tejo

O Convento de Cristo, em Tomar, vai receber este sábado, dia 25 de agosto, pelas 21h30, o Concerto de Encerramento do XIII Estágio de Orquestra de Sopros do Médio Tejo – VII Curso de Direção 2018, um evento promovido pelo Canto Firme.

- Publicidade -

Esta sexta-feira, dia 24, os alunos do Curso de Direção farão uma apresentação, pelas 21h30, no auditório Fernando Lopes Graça.

A Orquestra de Sopros do Médio Tejo nasce no seio da Canto Firme de Tomar – Associação de Cultura e do seu Conservatório de Artes através da organização regular de dois Estágios Pedagógicos de Orquestra, que se realizam em Março/Abril e Agosto, promovidos pelo Conservatório de Artes da Canto Firme de Tomar detentor de Cursos Profissionais de Música.

- Publicidade -

A Orquestra remonta ao ano de 2005, com instrumentistas de diversos pontos do país e desde início tem recebido a colaboração de vários maestros de renome nacional e internacional.

O concerto do próximo sábado terá como maestro convidado o norte-americano Shawn Smith, diretor de Bandas e Professor Associado de Direção na Universidade da Carolina do Norte em Charlotte. Smith possui um diploma de Doutorado em Artes Musicais na direção instrumental da Universidade Estadual do Arizona e mestrado em Música e Bacharel em Educação Musical da Universidade Estadual da Louisiana e da Universidade Estadual de Boise, respectivamente.

A direção artística será de Simão Francisco, natural de Tomar, onde iniciou os seus estudos musicais. O músico ingressou, em 2006, na ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto – na Classe de Flauta. Atualmente desenvolve atividade enquanto maestro, sendo maestro titular da Orquestra de Sopros da Canto Firme, da Orquestra de Sopros do Médio Tejo, da Orquestra Sinfónica de Thomar, da Orquestra de Sopros da Covilhã e maestro da Filarmónica SAMP – Pousos.

Alberto Roque será o solista convidado. O saxofonista iniciou os seus estudos musicais na SAMP, Pousos – Leiria. Em 1998 concluiu a licenciatura em Direção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra e em 2005 licenciou-se em Saxofone pela Escola Superior de Música de Lisboa. Em 1998 foi-lhe atribuído o 1º Prémio do Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra.

Em 2001, Alberto Roque obteve o grau de Perfectionnement, na classe de Direcção de Orquestra do Maestro Jean-Sébastien Béreau, no Conservatório de Dijon (França). Assumiu em 2004 a direcção da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, onde exerce também funções de direção Artística da Camerata de Sopros Silva Dionísio, com a qual gravou o CD “New Harmoniemusik”, que reúne obras dedicadas a este agrupamento.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome