Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Agosto 2, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Construção de praia fluvial em Alqueidão vence orçamento participativo

Os tomarenses votaram e decidiram: o projecto vencedor do Orçamento Participativo vai passar pela construção de uma praia fluvial na zona de Alqueidão – denominado como Praia Fluvial de Alqueidão (Olalhas) – dotando-a de instalações de apoio para que todos os que frequentam esta zona possam usufruir de melhores condições. O objectivo passa pela instalação de um edifício com sanitários públicos e a realização de diversos arranjos exteriores. Para colocar em prática este projecto já foi incluída uma verba de 100 mil euros no orçamento da câmara para 2017.

- Publicidade -

praia-fluvial
Imagem do projecto vencedor Foto: D.R.

A revelação do projecto vencedor foi feita pelo vereador Hugo Cristóvão (PS) na reunião de câmara desta segunda-feira, 5 de dezembro. O autarca revelou que foram registados 7056 votos válidos, sendo que o projecto vencedor arrecadou 1065 votos. A uma distância de apenas 20 votos ficou o projecto de  Reabilitação da Escola Primária da Portela para o apoio a atividades de Desporto/Natureza, incluindo um albergue (pequeno alojamento) e um núcleo museológico (1045 votos). Em terceiro lugar ficou o projecto “Jardim Digital da Biblioteca Municipal de Tomar” que visava a requalificação do espaço envolvente à Biblioteca Municipal de Tomar (cerca de 800 votos).

- Publicidade -

img_0792
Resultado foi divulgado na última reunião de câmara Foto: mediotejo.net

“É um local, dos vários que existem na nossa albufeira do Castelo do Bode, que está previsto no Plano de Ordenamento como possibilidade de praia fluvial. Neste caso, já se fizeram alguns investimentos no local, por exemplo ao nível do arranjo do terreno, num trabalho articulado entre a junta de freguesia e o município. Queremos dar-lhe outras condições, com alguns equipamentos mais apropriados à prática de atividades de lazer”, referiu ao mediotejo.net, realçando que, das três votações realizadas até ao momento, esta foi a que alcançou uma maior participação.

Os dois projectos do orçamento participativo anteriormente aprovados – a construção de uma ciclovia entre a localidade de Pedreira e a cidade de Tomar e a Reabilitação da EB1 da Póvoa para apoio a atividades de ar livre (BTT | canoagem | Percursos Pedestres) –  ainda não saíram do papel, por motivos de variada ordem, disse o vereador socialista acrescentando, no entanto, que ambos estão em condições de avançar.

Projetos anteriores continuam na gaveta

Em relação aos outros dois projetos vencedores dos orçamentos participativos de 2015 e 2016, Hugo Cristóvão fez o ponto da situação. Em relação ao projeto que visa a construção de uma ciclovia entre a localidade de Pedreira e a cidade de Tomar, o vereador refere que, por ser o primeiro, revelou uma maior complexidade.

“Devido às diversas entidades externas ao município que têm que dar Parecer o processo está atrasado. E há uma parte do percurso que atravessa a Quinta da Granja. Para além da complexidade do projeto e de o encaixar dentro dos 100 mil euros, que será superior mas vai ser assumido pela junta, neste caso da conceção do projeto)”, explicou.

O autarca não sabe dizer qual a data da sua conclusão, referindo no entanto que está na sua fase final, após a qual se irá lançar o concurso de adjudicação de obra. Mais adiantado parece estar o projeto vencedor do 2.º Orçamento Participativo: um Centro de Interpretação na antiga Escola da Póvoa (freguesia de Além da Ribeira/Pedreira).

“É possível que entre em obra antes do projeto de 2015. Estamos a falar de um processo mais simples. Temos trabalho no projeto de arquitetura em si, sendo que foi necessário resolver questões de propriedade do terreno em torno do edifício e um conjunto de questões logísticas que temos vindo a trabalhar em conjunto com a freguesia”, adiantou, acrescentando que espera que no próximo verão a mesma já esteja concretizada.

Os resultados finais foram os seguintes:
1º – Praia fluvial de Alqueidão (Olalhas) – 1065
2º – Um Projeto para Todos. Todos por um Projeto. Vem Viver a Natureza a partir da Escola Primária da Portela (S. Pedro) – 1045
3º – Jardim Digital da Biblioteca Municipal de Tomar (freguesia urbana) – 822
4º – Praia Fluvial de Vila Nova (Serra e Junceira) – 806
5º – Projeto e remodelação do edifício de apoio das Piscinas Municipais Vasco Jacob (freguesia urbana) – 751
6º Tomar+Emprego – 718
7º – Officina (Um Repair Café) – 658
8º – ECOTrilhos da Sabacheira (Sabacheira) – 639
9º – Caminho pedonal dos Pegões – 516

Houve ainda a registar 36 votos nulos (12 pessoas x 3 votos) nas assembleias participativas.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome